Manuel Ribeiro da Silva galardoado com a Medalha de Mérito Cultural

05-11-2014

Manuel Ribeiro da Silva, maestro e compositor natural de Felgueiras, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pelo Secretário de Estado da Cultura, Barreto Xavier, no âmbito das comemorações do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

A distinção vem publicada no Diário da República, da passada segunda-feira, dia 3 de novembro. No documento, Barreto Xavier manifesta o "reconhecimento do trabalho de uma vida dedicada à arte da música".

Recorde-se Manuel Ribeiro da Silva foi alvo de uma calorosa homenagem em 22 de fevereiro do ano passado - dia do seu 100.º aniversário - por parte da Câmara Municipal de Felgueiras, e que culminou com a entrega da Medalha de Mérito do município por parte do presidente, Inácio Ribeiro.

Manuel Ribeiro foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto, desde 1948 até 1981, tendo participado durante este período em mais de 1800 concertos, em Portugal e no estrangeiro, bem como em 19 Temporadas Internacionais de ópera e Ballet, no Teatro S. Carlos, no Coliseu de Lisboa, no Teatro Rivoli e no Coliseu do Porto. Relativamente à composição, é autor de mais de 35 marchas militares e de concerto, sete rapsódias populares e 40 números ligeiros, como hinos e arranjos. Em 6 de fevereiro de 2013, a Câmara Municipal de Felgueiras deliberou atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

Boletim Municipal #10 2017