Município de Felgueiras colabora na aquisição de equipamentos para a segurança dos bombeiros

16-07-2015

O Presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, acompanhado pelo Vereador do Pelouro da Proteção Civil, Dr. Francisco Cunha, entregou, no dia 13 de julho, 111 equipamentos de proteção individual (EPI) para combate a incêndios em espaços naturais às corporações de Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa.
Trata-se de equipamentos imprescindíveis à ação dos bombeiros e à sua segurança no combate aos incêndios florestais. Cada bombeiro terá ao seu dispor um EPI, constituído por: fato individual (calça e dólmen), capuz, e capacete, estando para breve a entrega das botas e luvas.
Correspondendo às necessidades de cada cooperação, os Bombeiros de Felgueiras receberam 55 EPI’s e os da Lixa 56.
Para o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, “esta comparticipação, a título extraordinário, é mais um reconhecimento da autarquia do trabalho voluntário e corajoso dos bombeiros na defesa de pessoas e bens, quantas vezes em circunstância de risco para os próprios”.
Os presidentes das Associações de Bombeiros Voluntários do concelho agradeceram à Câmara Municipal o apoio.
“A colaboração da autarquia tem sido preciosa para o funcionamento da instituição” realçou o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Lixa, Armindo Coelho.
“Os bombeiros destacam-se pelo seu espirito de missão, são fundamentais para proteger pessoas e bens e compete às entidades responsáveis contribuir para os dotar de melhores condições para que o seu trabalho seja mais eficaz e efetuado em segurança”. Realçou o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Felgueiras, Arnaldo Freitas, que considera que o apoio da autarquia tem sido permanente.
O equipamento resulta de um protocolo de colaboração entre a CIM-TS e a Câmara Municipal de Felgueiras que submeteram uma candidatura no âmbito do Programa Operacional da Região Norte do Qren, com o intuito de dotar os bombeiros de equipamentos de proteção individual.
Para que todo o corpo ativo fique dotado de tais equipamentos aguarda-se por parte ANPC Autoridade Nacional de Proteção Civil a entrega de mais 111 equipamentos.