Município de Felgueiras com novos equipamentos fundamentais para o desenvolvimento do concelho

11-09-2013

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro inaugura, nos dias 13 e 16 de setembro, um conjunto de obras resultantes de um investimento superior a 8 milhões de euros.

Praça Dr. Machado de Matos

Parque de lazer inaugurado, na próxima sexta-feira, cumprindo um sonho antigo dos felgueirenses.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, inaugura na próxima sexta-feira, 13 de setembro, pelas 21h30, a Praça Dr. Machado de Matos.
Duas décadas depois de estudos e projetos, os felgueirenses veem agora a concretização da obra. A Praça Dr. Machado de Matos é o maior e o mais recente parque de Lazer ao dispor de todos, em pleno centro da cidade.
A obra, orçada em cerca de 3,5 milhões de euros, consistiu na construção de um jardim e de um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 200 veículos.
A praça foi transformada num parque de lazer com a definição de áreas de circulação periféricas. A completar as zonas de estar foram introduzidas diversas espécies arbóreas e arbustivas que definem informalmente percursos e estadias com zonas de sombra.
Esta obra é cofinancia da pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional "ON.2”, cuja comparticipação pode ascender a 85%.

Apresentação da requalificação da Biblioteca Municipal de Felgueiras e do novo Arquivo Municipal

Município de Felgueiras apresenta a requalificação da Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal para marcar o início do ano letivo.

A Biblioteca Municipal de Felgueiras abre portas, no dia 13 de setembro, pelas 17h00, depois das obras de requalificação e de ampliação.
A obra será apresentada a todos os felgueirenses, em especial aos estudantes e marcará o início do ano letivo 2013/2014.
Resultante de um investimento superior a dois milhões de euros, a intervenção consiste na remodelação total da atual biblioteca, que já conta quase duas dezenas de anos, e na construção de um arquivo municipal, há muito necessário neste concelho. O equipamento inclui a valência de restauro do espólio.
A biblioteca dispõe agora de maiores espaços, mais amplos e que facilitam a mobilidade das pessoas.
A construção do Arquivo Municipal assegura que “este será um equipamento cultural moderno e de referência na região facilitador do acesso, num só tempo, à informação e a todo o património documental do concelho”.
A área envolvente do equipamento também está a ser intervencionada. Estão a ser criados espaços ajardinados que formam um enquadramento paisagístico agradável.
A obra é cofinancia da pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional "ON.2”, cuja comparticipação pode ascender a 85%.

Centro Escolar de Lagares pronto a receber crianças no início do ano letivo
O Centro Escolar de Lagares será inaugurado no próximo dia 16 de setembro, pelas 11h30, pelo presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, com a presença do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.

A nova infraestrutura, cujo investimento global ronda os 2 milhões e 700 mil euros, resulta da reabilitação do edifício existente e da execução da 2ª fase das obras que permitem a este equipamento concentrar as valências do 1º ciclo do ensino básico e pré-escolar.
Para que tal fosse possível, procedeu-se não só à construção de uma nova ala deste equipamento, mas também à reabilitação dos espaços já existentes. Desta forma, readaptaram-se funcionalmente as salas já existentes e foram construídas 9 novas salas de aula, que perfazem um total de 13 salas (4 dirigidas à Educação Pré-Escolar e 9 ao 1º ciclo do Ensino Básico).
Serão 312 crianças a fazerem uso de um edifício dividido em dois blocos que se interligam por zonas de utilização comum, como é o caso da sala de refeição e da biblioteca.
O Centro Escolar de Lagares conta ainda com sala polivalente, com espaço exterior constituído por zona ajardinada e pavimentação, o que discrimina, assim, as zonas de recreio.
Importa salientar que o novo Centro Escolar de Lagares acolherá os alunos da EB1 Agra – Lagares.
Esta operação conta com um financiamento FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do ON.2, cuja comparticipação ascende a 85% do valor elegível aprovado, 1.075.555,89 euros. A cargo da autarquia fica o restante investimento, sendo que a regeneração do edifício existente orça em cerca de 800.000 euros.

Convite

Boletim Municipal #10 2017