Orçamento do Município para 2015 reforça o apoio na área social

22-10-2014

A Câmara Municipal de Felgueiras aprovou, em sua recente reunião, e por maioria, o Orçamento para 2015 e as Grandes Opções do Plano 2015/2018, no valor de 44 992 978,00€. O documento será agora enviado para sessão da Assembleia Municipal para efetiva aprovação dos documentos.

O valor do Orçamento aprovado representa uma redução superior a 23 milhões de euros em comparação com o valor do Orçamento corrigido de 2009. Para Inácio Ribeiro, presidente da Câmara, “este é um orçamento realista, transparente e de rigor, que se exige na atual situação económica e financeira do país”

O documento orçamental consagra um vastíssimo conjunto de medidas sociais para o próximo ano, que passam, por exemplo, pela implementação de um plano de incentivo à natalidade, do “Kit” e cheque recém-nascido, de um plano de apoio à vacinação, que complementará o Plano Nacional, do Cartão Jovem, do Cartão Sénior, do Programa de Voluntariado Jovem, do prémio de mérito, do apoio ao alojamento, no apoio às famílias na aquisição de livros escolares, nas refeições e transportes escolares, e visa o aumento do rendimento disponível das famílias.

Ao mesmo tempo, este Orçamente privilegia o investimento direto nas áreas do Ambiente, com 29,5% destinado à construção da rede de água e saneamento, na área da Cultura, com 19,1% para a construção/beneficiação de novos equipamentos e espaços culturais e na área dos transportes rodoviários/comunicações, com 18,3%, destinado à construção/beneficiação de vias de comunicação. Privilegia ainda as parcerias com Instituições e Coletividades e o reforço das relações de cooperação com as Juntas de Freguesia, de forma melhor desenvolver o trabalho de excelência e de proximidade
Refira-se que o Orçamento de 2015 corresponde ao fim de um quadro comunitário de apoio e ao início de um novo. Inácio Ribeiro garante: “O Executivo tudo fará para gerir da melhor forma os recursos próprios do Município e retirar o melhor proveito e rentabilidade das oportunidades do novo quadro, com vista a criarmos melhores condições de vida e prosperidade aos felgueirenses”.

Boletim Municipal #10 2017