Orçamento para 2013 aprovado em Felgueiras

10-01-2013

Uma aposta na área social, através do apoio às famílias, da aplicação de uma política de maior proximidade e do investimento na educação, são alguns dos pontos mais relevantes do orçamento da Câmara Municipal apresentado para o ano 2013, que foi aprovado, por maioria em reunião de Câmara e de Assembleia Municipal.

No orçamento para 2013 do município de Felgueiras, que contempla um exercício global no montante de 55 milhões 905 mil e 226 euros, é notória a preocupação da autarquia em promover o concelho e em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes.

O presidente da Câmara, Inácio Ribeiro refere que o cálculo “foi feito de forma responsável e apresenta grande rigor financeiro” e sublinha ainda que “o executivo atual tem vindo a apresentar orçamentos de valores inferiores, procurando efetuar um ajustamento entre o que é projetado e aquilo que é realizado, de forma a obter uma gestão cada vez mais realista e rigorosa”.

Numa altura em que grande parte dos portugueses sentem a crise económica e financeira, a vertente social está bem marcada nestes documentos de gestão que preveem a criação de novas medidas para o próximo ano.

“Em 2013 vamos reforçar as políticas para ajudar a população. Depois da criação de mecanismos de apoio às famílias, da criação do Cartão do Munícipe Sénior que permite aos idosos terem vantagens ou comparticipações da autarquia, da criação do programa de Voluntariado Jovem, da implementação do Espaço + Igualdade, entre outras medidas, queremos combater as carências provenientes do flagelo do desemprego, e para isso está a ser criado um Fundo de Emergência Social para ajudar as famílias que conjunturalmente possam ser expostas a situações de dificuldades e às que estruturalmente apresentem fortes debilidades”.

Os setores da Educação, do Desporto e da Cultura absorvem 13 milhões de euros do valor total orçamento. Esta fatia destina-se à continuação das obras do parque educativo, ao apoio a associações e clubes, ao financiamento das despesas com transportes e refeições escolares e a auxiliar as famílias na aquisição de livros e de material escolar.

O presidente da Câmara sublinha que a aposta nestas áreas tem sido permanente. “Neste mandato, revolucionámos estas áreas, através da conclusão de 10 Centros Escolares. Paralelamente estão a ser intervencionadas as Escolas Secundárias da Lixa e de Felgueiras vamos ampliar o Centro Escolar de Lagares e pretendemos construir o Centro Escolar da Longra.

Na Cultura inaugurámos a Casa das Artes e criámos uma agenda cultural permanente. Está a ser construído o Arquivo Municipal e decorrem as obras de ampliação da Biblioteca Municipal.

No que respeita ao desporto, a população tem ao seu dispor vários equipamentos renovados e incrementámos o apoio aos clubes e associações que se vai manter no próximo ano”.

No documento verifica-se que a câmara se assume como uma entidade que valoriza a criação de infraestruturas básicas e que investe no fomento à economia, através da criação de equipamentos fundamentais para o progresso. Assim, destina 10,7milhões de euros para a ampliação das redes de saneamento e de água em todo o concelho e para a construção de obras que vão contribuir para o desenvolvimento social e económico de Felgueiras, como são o caso da Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras, das obras que estão a decorrer na cidade da Lixa e da ampliação e melhoramento da rede viária.

O orçamento para 2013 destaca-se ainda pela continuidade do investimento na autonomia financeira das Juntas de Freguesia, através da transferências de verbas que lhes permitam proceder à manutenção da rede viária, de equipamentos públicos e espaços verdes, entre outros.

Na apresentação do documento Inácio Ribeiro afirmou que este orçamento está preparado para todos os Felgueirenses participarem no desenvolvimento do concelho. “Projetamos o futuro contando sempre com o empenho e entrega de todos os felgueirenses, através das instituições e coletividades para continuar a promover iniciativas e eventos em parceria, sempre com o objetivo de promover tudo o que sabemos fazer bem e sempre na perspetiva de criar maior prosperidade” conclui.

Boletim Municipal #10 2017