Orçamento para 2014 aprovado em Felgueiras

17-12-2013

O Orçamento da Câmara Municipal de Felgueiras destaca-se pelo” rigor, transparência, credibilidade e realismo”, referiu o presidente da autarquia Inácio Ribeiro, na apresentação do documento em reunião de Assembleia Municipal.

O documento de gestão para o ano 2014, aprovado no dia 13 de dezembro, pela Assembleia Municipal, apresenta um total da despesa municipal previsto no valor de 49 milhões 591 mil e 35 euros.
O investimento na coesão social, na educação, no ambiente e nas Juntas de Freguesia estão salientados nas prioridades do executivo.
O Orçamento representa uma redução em comparação com o valor do Orçamento de 2009 revisto, de cerca de 18,5 milhões de euros.
“Pretende-se com este ajustamento atingir taxas de execução orçamentais na ordem dos 70%, reforçando e consolidando a exigência de rigor implementada no mandato 2009/2013, em que se passou de uma execução orçamental de 50% para cerca de 65%.
A componente Social volta novamente a sair reforçada, o apoio às famílias e aos mais carenciados” lê-se no documento.
Pode verificar-se que na área social serão criadas novas medidas de apoio que permitirão aumentar o rendimento disponível das famílias.
O executivo municipal fundamental reforçar os apoios sociais e uma fatia do orçamento será para implementar um plano de incentivo à natalidade, com o “Kit” recém- nascido e cheque recém-nascido, um plano de apoio à vacinação, que complementará a plano nacional e uma unidade de saúde móvel, destinada a prestar cuidados de saúde básicos de maior proximidade.
A implementação do Cartão Jovem, do prémio de mérito, do apoio ao alojamento e do apoio progressivo na aquisição de livros no ensino secundário são outras prioridades previstas no orçamento.
Ainda na área social, em 2014 vai manter-se a taxa de IMI mais baixa permitida por lei; continuará a promover-se o cartão Sénior, o programa de voluntariado jovem, o apoio às famílias na aquisição de livros escolares, nas refeições e transportes escolares.
Este é um orçamento que privilegia também o investimento direto nas áreas do ambiente. Está contemplado 37% para a construção da rede de água e saneamento, 17% para a rede viária municipal e 13% para a área do desporto, recreio e lazer, destinado à construção/beneficiação de infraestruturas desportivas.
O presidente da autarquia enfatizou: “Com este orçamento continuaremos a projetar o futuro. Para isso contamos sempre com o empenho, trabalho e entrega dos Felgueirenses, através das Instituições e Coletividades para continuar a promover iniciativas e eventos, em parceria, sempre com o objetivo de criar as melhores condições de vida e prosperidade futura”.
O autarca dirigiu-se especialmente aos presidentes das juntas de Freguesia para sublinhar que: “atendendo ao novo enquadramento legal é nossa pretensão reforçar e estreitar as relações de cooperação, de forma a melhor desenvolver o trabalho de excelência e de proximidade, que só as juntas de Freguesias sabem e conseguem realizar”.
“Os documentos apresentados e objeto de deliberação traduzem o realismo o projeto e o programa que os felgueirenses sufragaram e que está todo ele construído e tendo como centro de todas as preocupações e decisões as famílias e, a resolução dos seus problemas sempre com vista à melhoria da sua qualidade de vida”, concluiu Inácio Ribeiro.

Boletim Municipal #10 2017