Notícias

Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor anuncia vencedores, na Casa das Artes de Felgueiras!

23-07-2015

O número excedeu as melhores expectativas – mais de 400 candidaturas.
O Prémio “Tâmega e Sousa Empreendedor – onde as ideias se concretizam” confirma assim como absolutamente certa a aposta que a Comunidade Intermunicipal resolveu fazer no dinamismo do tecido empresarial da região e na cultura empreendedora dos seus habitantes.
No dia 23 de julho já serão conhecidos os resultados das votações dos membros dos júris de premiação que tiveram a difícil missão de selecionar, entre todos os candidatos, os vencedores.
A cerimónia, que contará com a presença de Sua Excelência o Ministro da Economia, Dr. Pires de Lima, vai realizar-se na Casa das Artes de Felgueiras, a partir das 17h00.
Trata-se de um momento de particular importância para a região que se afirma pelo seu dinamismo e resiliência. Esta primeira edição do Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor deixa em todos a certeza de que para o ano haverá mais.
As 4 categorias e os seus objetivos
Categoria 1 – IDEIAS INOVADORAS E CRIATIVAS
-Premiar as melhores ideias de negócio que se desenvolvem na região (empresa não formalizada);
-Projetos que potenciem o aparecimento de novos produtos, novos processos produtivos, novos serviços, novas formas de comercialização ou novas abordagens de mercado na região;
-Potencial de desenvolvimento e exequibilidade num período máximo de 1 ano.
Categoria 2 – NOVAS EMPRESAS INOVADORAS
-Empresas já constituídas, até 3 anos;
-Inovação, criatividade, sustentabilidade e interesse estratégico para a região;
-Perspetivas elevadas de internacionalização dos seus serviços e/ou produtos.
Categoria 3 – EMPRESAS DINÂMICAS
-Empresas já instaladas na região, com mais de 3 anos de atividade;
-Importância estratégica regional, criativas e inovadoras nos seus processos, produtos ou serviços;
-Forte dinâmica exportadora e impacto económico, social e ambiental.
Categoria Criativa – Fotografia
-Retratar as singularidades da região do Tâmega e Sousa (a paisagem, a cultura, as tradições e as pessoas, respondendo ao repto “Tâmega e Sousa Único”)
-Premiar a fotografia que melhor traduza as diferenças e singularidades da região do Tâmega e Sousa;
-Concurso de âmbito nacional
Breve caraterização da região
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é composta pelos municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende. Com cerca de 500 mil habitantes e uma área correspondente a 8,6% da zona Norte, esta é uma das regiões mais jovens do país
Território de transição, entre o litoral de vocação industrial e o interior ainda predominantemente rural, o Tâmega e Sousa é uma região muito heterogénea mas que se complementa.
O seu tecido empresarial é dominado por PME’s e microempresas, sendo as indústrias têxtil, calçado, mobiliário, metalomecânica e pedra as mais relevantes e representam um enorme motor de desenvolvimento industrial, permitindo um lugar de destaque a nível regional e nacional. O território comporta ainda o cluster da madeira e do mobiliário mais bem-sucedido em Portugal. Na agricultura, o setor do vinho assume particular importância, já que, representa um forte contributo ao nível das exportações

 

Boletim Municipal #9 2016
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por