Presidente do Comité Português da Unicef esteve presente na abertura oficial da 4ª edição do concurso Pinta em Felgueiras

29-05-2013

Abriu oficialmente o concurso Pinta que decorre de 28 de maio a 01 de junho no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa e no Polo de Idães da Biblioteca Municipal.

Pinta a água é o desafio lançado pela Câmara Municipal aos participantes da 4ª edição do concurso pinta.

No ano Internacional de cooperação pela água, e sob o lema da proteção civil e a água, a Câmara Municipal convida as crianças e jovens do concelho a imaginarem as vantagens e as desvantagens de termos água e a transcreverem os pensamentos para a tela.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, agradeceu a presença de todos e explicou a importância da promoção desta atividade: “com a organização do pinta queremos motivar os jovens a apreciarem a arte. O apelo à arte e a variedade de temas abordados permitem aos participantes terem um conhecimento mais abrangente dos assuntos e isto é cultura, é formação, é educação”.

O autarca realçou a aposta que a autarquia tem feito na educação sublinhando que: “o futuro de Felgueiras e dos felgueirenses será o resultado do trabalho que estamos a fazer hoje”.

Inácio Ribeiro explicou que o trabalho desenvolvido não passa apenas pela construção de equipamentos. “Temos 15 novos Centros Escolares, dotados de excelentes condições, mas a autarquia tem procurado organizar iniciativas que ajudem ao desenvolvimento intelectual dos jovens preparando-os para o futuro. Queremos que os felgueirenses se continuem a destacar pela positiva e que prossigam o seu trabalho. Acredito que com pessoas mais formadas e mais informadas Felgueiras continuará a ser pioneiro em vários setores e a ter ofertas de emprego cada vez mais qualificado”, conclui.

A presidente do Comité Português da Unicef, Madalena Marçal Grilo, felicitou o trabalho da autarquia e realçou a importância da água na vida das pessoas “A Unicef tem tido um trabalho muito importante para fazer chegar água potável à população que não tem a possibilidade de abrir a torneira em casa como nós.

Esta aposta na diversidade de atividades didáticas e lúdicas feita pela autarquia é uma excelente forma de alertar as crianças para a importância da água. Só transmitindo aos mais jovens a importância deste recurso a Unicef pode continuar o seu trabalho de distribuição de água aos que dela necessitam”.

No ato inaugural marcaram presença também diversos representantes de entidades parceiras: Fundação EDP- Diretor da Rede de Clientes do Norte- Mário Guimarães, FBAUP- em representação, Sofia Torres, ISCE – Mário Gandra, Comando Distrital de Operações de Socorro – Coronel Teixeira Leite, ACLEM – Carmen Ferreira, CPCJ – representante do Rotary Club de Felgueiraa, José Manuel Cruz e diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias.

O concurso destina-se a crianças e jovens, dos 03 aos 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que sejam utentes de instituições de solidariedade social, com atividade no concelho de Felgueiras.

Os interessados em participar nesta ação podem inscrever-se nos ateliers instalados no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa e no Polo de Idães da Biblioteca Municipal, entre as 9h30 e das 11h00 às 14h30 e as 18h00, até ao dia 01 de junho.

As pinturas admitidas a concurso são separadas em três níveis em função da idade dos participantes.

Esta iniciativa insere-se num programa vasto:

No dia 31 de maio haverá animação para as crianças na Zona Desportiva de Felgueiras, para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo; no dia 1 de junho realiza-se a caminhada solidária; a Casa das Artes apresenta matinés de cinema Infantil, nos dias 1 e 2 de junho.

Boletim Municipal #10 2017