Prestação Contas do Município de Felgueiras Demonstra gestão de rigor e boa execução orçamental

10-05-2016

Foram apreciadas e votadas na última sessão da Assembleia Municipal, os documentos referentes à Prestação de Contas e Relatório de Gestão de 2015 e evidenciam, “uma situação equilibrada e positiva, bem como uma redução significativa da dívida”, frisou o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro.

Na análise da execução orçamental, destaca-se o aumento da taxa de execução da receita e da despesa, que em 2015 foi de 69,9% e de 70,7%, respetivamente.
O documento menciona: “Preocupação do executivo na implementação de medidas de contenção e de redução da despesa corrente e na concretização de mais investimento”.
Na apresentação, o presidente da autarquia sublinhou: “ A obtenção deste resultado fica a dever-se à elaboração de orçamentos realistas e rigorosos”.
Em 2015, destaca-se o aumento da receita corrente, em comparação com o ano anterior e no lado da despesa, a diminuição é de cerca de 2,8 milhões de euros.
Foi cumprido o equilíbrio orçamental e verificou-se o aumento da poupança corrente, face ao ano anterior, de cerca de 3,5 milhões de euros.
Facto a realçar é também a diminuição significativa da dívida municipal, que vem sendo registada nos últimos anos.
Na intervenção Inácio Ribeiro, realçou: “A Prestação de Contas evidencia o caminho que desde início foi traçado por este executivo da consolidação do equilíbrio financeiro do Município, condição basilar para um crescimento e desenvolvimento sustentável do concelho”.
O autarca salientou algumas das áreas em que o seu executivo tem apostado, nos últimos anos: “Apesar de todos os constrangimentos financeiros verificados nos últimos anos, a autarquia não esqueceu em 2015 o seu papel social e continuou a ter esta área como o seu grande desafio, apostando numa política social voltada para as pessoas, alicerçada num conjunto de iniciativas que visam a coesão e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, em especial dos mais desfavorecidos e vulneráveis”.
O relatório menciona que “ 2015 marca também um ponto de viragem na aplicação de políticas e iniciativas de estímulo ao empreendedorismo no território, à inovação, à criatividade e à promoção das atividades económicas e dos produtos locais”.
Verifica-se ainda que o Município de Felgueiras, durante o ano de 2015, “não teve pagamentos em atraso a fornecedores a mais de 90 dias, da data de vencimento das faturas.
Há uma redução no prazo médio de pagamento, tendo este ficado no final do ano em 25 dias”.
Perante a situação financeira “positiva” apresentada, o presidente da Câmara Municipal agradeceu o contributo dos responsáveis políticos, das entidades e instituições parceiras, bem como os colaboradores da autarquia, a quem deixou o seu “reconhecimento”.