Projeto de Reabilitação e Valorização Ambiental dos rios Vizela, Bugio e Ferro

26-05-2017

- Inácio Ribeiro tomou a iniciativa junto dos municípios de Vizela, Fafe e Santo Tirso

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, os municípios de Felgueiras, Vizela, Guimarães, Fafe e Santo Tirso reuniram-se, recentemente, colocando em cima da mesa um ambicioso projeto para a sustentabilidade ambiental do território abrangido pela bacia hidrográfica do rio Vizela, onde se incluem os rios Ferro e Bugio.

Deste modo, realizou-se, na passada terça-feira, dia 23, outra reunião promovida por Inácio Ribeiro, no edifício dos Paços do Concelho, desta vez para ouvir os representantes políticos e associativos das freguesias de Felgueiras onde a passagem dos rios interferem a nível ambiental: juntas de freguesia de Jugueiros, Penacova, Pombeiro, Regilde, Revinhade e Sendim; União de Freguesias de Vila Fria e Vizela S. Jorge; Amadores de Pesca de Felgueiras, Ares – Associação Recreativa, Ecológica e Social de Jugueiros, e Sirgo – Associação Cultural e Defesa do Património de Sendim.

Inácio Ribeiro afirmou: “Tomei esta iniciativa, de propor o Projeto de Reabilitação e Valorização Ambiental dos rios Vizela, Bugio e Ferro, após a autarquia ter realizado um levantamento no terreno sobre os aspetos físicos e biológicos das zonas ribeirinhas bem como de toda a realidade infraestrutural, patrimonial e sociocultural na respetivas área de influência”.

O edil felgueirense explica: “Este é um projeto de planeamento e gestão, com uma estratégia integrada com vista à reabilitação e valorização ambiental, com a implementação de recursos ecológicos, a fim de proporcionar às populações locais e visitantes um contacto mais aprazível e saudável com a natureza”.

Estão a decorrer, em simultâneo, reuniões interconcelhias no sentido de cada município dar a conhecer a sua posição final e ideias com vista à conclusão do projeto-piloto. Prevê-se que este seja apresentado pelos cinco municípios, em conjunto, no final desta semana, perante o ministro do Ambiente, que o subscreve.