Rede de Apoio ao Empreendedorismo do Tâmega e Sousa e Divulgação do Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor apresentados em Felgueiras

28-01-2015

A sessão de apresentação da Rede de Apoio à Atividade Económica e ao Empreendedor promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que agrega os 11 municípios, 12 associações empresariais da região e diversas entidades e instituições realizou-se em Felgueiras no dia 27 de janeiro.

A iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa consiste na abertura dos 12 balcões que, espalhados por toda a região, têm como principal missão acolher quem procure esclarecer dúvidas ou necessite de qualquer tipo de apoio para desenvolver a sua atividade empresarial ou concretizar novas ideias de negócio.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro salientou que não tem dúvidas de que os felgueirenses saberão agarrar todas as oportunidades relacionadas com o empreendedorismo.
O autarca realçou que a região do Tâmega e Sousa, uma das regiões mais jovens do país, com cerca de 500 mil habitantes, com um tecido empresarial dominado por micro, pequenas e médias empresas, destacando-se os sectores têxtil, calçado, mobiliário, metalomecânica, extração e transformação de pedra e produção de vinho verde, será mais competitiva “criando uma boa rede de entendimento e de apoio à atividade económica e ao empreendedorismo. Desta forma, tornamo-nos mais fortes, mais capazes, teremos maior oferta e mais diversificada e seremos, com certeza, mais competitivos”, destacou.
Na apresentação, o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), Alírio Costa, referiu que se pretende criar um ambiente favorável às iniciativas empreendedoras, na CIM Tâmega e Sousa e contribuir para uma política de desenvolvimento económico, social, ambiental e territorial mais sustentável e que estimulará o crescimento e a criação de emprego nos próximos anos na região.
Para que a rede funcione de forma bem estruturada e muito apoiada em conhecimento, os balcões do empreendedor recorrerão, sempre que necessário, ao back office ancorado na ESTGF - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras – IPP, na UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade Católica do Porto.

Balcão de Atendimento ao Empreendedor será inaugurado no dia 2 de fevereiro
Em Felgueiras, o Balcão de Atendimento ao Empreendedor será inaugurado no dia 2 de fevereiro, às 11h00, e ficará instalado junto ao posto de atendimento da Câmara Municipal. Neste espaço os empreendedores encontrarão técnicos com formação específica para prestar informações detalhadas, esclarecer dúvidas, sensibilizar para competências empreendedoras, dar informação sobre parceiros, serviços, tecnologias, linhas de financiamento e outros ativos necessários ao empreendedor.
Os interessados podem também obter toda a informação nas instalações da Associação Empresarial de Felgueiras, que dispõe dos meios técnicos e humanos para garantir o serviço.

Com vista a potenciar o lançamento e visibilidade desta rede e captar novas ideias de negócio, premiar os melhores projetos empresariais e, acima de tudo, estimular o empreendedorismo no território, foi lançado um concurso denominado: “Tâmega e Sousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam”, que decorre até ao dia 31 de março.
As candidaturas devem ser carregadas no site http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt. Todos os candidatos ao Prémio Tâmega e Sousa Empreendedor, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, podem esclarecer dúvidas que, eventualmente, surjam no processo de submissão das suas ideias, no balcão do empreendedor.
Este concurso, cofinanciado pelo ON.2- O Novo Norte tem 4 categorias:
Categoria 1 – IDEIAS INOVADORAS E CRIATIVAS
Categoria 2 – NOVAS EMPRESAS INOVADORAS