Rede Social de Felgueiras reúne todos os parceiros para implementar medidas mais eficazes

17-04-2013

Felgueiras tem como finalidade combater a pobreza e exclusão social numa perspetiva supramunicipal de promoção do desenvolvimento local, para tal pretende implementar um Plano de Desenvolvimento Social que acompanhe a evolução demográfica e social e que se ajuste à realidade, de forma a proporcionar a todos uma melhor qualidade de vida.

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social de Felgueiras está a promover várias reuniões com agentes sociais e económicos do concelho e juntas de freguesia para diagnosticar problemas/necessidades existentes, de acordo com o domínio de atuação e implementar novas medidas adaptadas à nova realidade.

Com as reuniões de trabalho, dirigidas a instituições ligadas à educação, saúde, emprego e a autarcas locais pretende-se chegar a todos os agentes sociais, envolvidos nas mais diversas áreas para que deem os seus contributos e assim se possa elaborar um Diagnóstico Social perfeitamente adaptado à realidade social atual.

As sessões, conjuntamente com outras análises documentais e estatísticas permitem a construção de um Diagnóstico Social concelhio e, consequentemente de um Plano de Desenvolvimento Social mais eficazes.

A vereadora da Coesão Social, Carla Meireles, realça os principais objetivos deste trabalho. “ A partilha do conhecimento da realidade social é a melhor forma de fazermos um retrato real da sociedade, na medida em que são as instituições que convivem diariamente com os utentes e através da sua comunicação e das suas opiniões, bem como de um trabalho de partilha, conseguimos planear melhor e intervir dando respostas sociais às novas necessidades das pessoas e das famílias. Este plano justifica-se ainda mais devido à crise que atravessamos”.

“Considero que o trabalho realizado com a colaboração de todos os parceiros da Rede Social de Felgueiras é um veículo no combate contra a pobreza e a exclusão que se traduzirá no desenvolvimento económico e na igualdade de oportunidades de emprego. Este instrumento permite-nos acompanhar o desenvolvimento demográfico e ajustar as áreas de intervenção à realidade, de forma a proporcionar a todos uma melhor qualidade de vida”, conclui.

Estas reuniões realizam-se no âmbito do Programa Rede Social, o qual visa, através do desenvolvimento de processos de concertação à escala municipal, promover a definição, implementação e monitorização de Planos de Ação para o concelho, sendo também propósito deste programa, a construção de um Diagnóstico Social concelhio e consequentemente de um Plano de Desenvolvimento Social.

Boletim Municipal #9 2016