Saúde financeira da Câmara permite melhor iluminação e segurança

08-03-2017

Saúde financeira da Câmara permite melhor iluminação e segurança
- Religação, aposta na eficiência energética e economia de consumos

A Câmara Municipal deu já início a uma ambiciosa campanha de religação da iluminação pública no concelho, que trará vantagens substanciais, com mais e melhor luminosidade, mais redução no consumo, mais segurança de pessoas e bens e maior conforto das populações. Simultaneamente, já estão a ser colocadas lâmpadas LED, economizadoras, mais eficientes, que permitem poupar nos custos em mais de 40% .
A campanha de religação começou nos polos urbanos e vai estender-se a todo o concelho, concretamente em locais onde a luz elétrica fora suspensa, há anos, no âmbito da contenção económica imposta ao país pelas circunstâncias de então, porque o fluxo energético das lâmpadas acarretava um gasto significativo para o erário municipal.
Já foram religadas cerca de quatrocentas luminárias e prevê-se a conclusão desta campanha no mês de abril. Sendo uma das obrigações das autarquias o pagamento à EDP dos custos da iluminação pública, o certo é que a Câmara de Felgueiras em 2016 já conseguiu economizar € 91 mil em relação ao ano anterior, altura em que a despesa ultrapassou os € 890 mil. Com a campanha da religação geral, com a mudança para lâmpadas LED, a edilidade economizará ainda muito mais nos encargos com o consumo, permitindo-lhe, assim, canalizar as verbas para outras prioridades do Executivo.
Além da religação da iluminação, a Câmara irá aproveitar a oportunidade de se candidatar aos apoios comunitários para a expansão da eficiência energética, tanto nas vias como nos edifícios públicos.
Para o presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, “impõe-se a realização desta medida, dado que o concelho de Felgueiras é uma terra de dinamismo económico e social. Além disso, o facto de introduzirmos um sistema energético mais eficiente e mais barato é uma oportunidade que temos para expandirmos a luz elétrica e recuperar pontos onde a mesma fora suspensa”. O edil salienta: “Tal iniciativa só é possível devido à saúde financeira da Câmara, que, após alguns cortes e ajustamentos pontuais em anos anteriores, consegue agora deitar mãos a esta ambiciosa campanha, para o bem-estar de todos os felgueirenses”.

Boletim Municipal #10 2017