Secretário de Estado Adjunto da Saúde deslocou-se a Felgueiras

04-09-2015

Secretário de Estado Adjunto da Saúde deslocou-se a Felgueiras
Leal da Costa garante que tudo será feito para que fique completa a rede de médicos de família do concelho

O Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde, Fernando Leal da Costa, deslocou-se oficialmente a Felgueiras com o objetivo de acompanhar a evolução positiva dos cuidados dos serviços de saúde nos últimos anos no concelho, principalmente no que se refere ao número de médicos de família por habitantes.
A visita realizou-se na manhã desta sexta-feira. O presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, recebeu o governante nos Paços do Concelho, onde também esteve presente o presidente da ARS Norte, Álvaro Almeida. De seguida, Leal da Costa visitou a Unidade de Saúde Familiar de Felgueiras e a da Longra.
Na cerimónia de receção, o presidente da autarquia recordou que a taxa de cobertura de médicos de família há cinco anos era muito negativa, pois 60% da população estava privada de clínicos, enquanto que hoje apenas 10% não tem ainda garantido esse direito.
Mesmo assim, Inácio Ribeiro não se dá por satisfeito: “Este era um problema muito grave, há anos, no panorama da saúde em Felgueiras. Éramos o segundo pior concelho do país quanto ao número de clínicos. Na altura, prometi que não iria desistir e, hoje, não obstante a taxa de cobertura ter aumentado significativamente, continuo a manter a mesma atitude. Não vou desistir de insistir junto das entidades competentes para que seja melhorada e resolvida completamente a situação”.
O presidente da Câmara, além de reconhecer de que se trata de um problema humano e dos princípios fundamentais do direito à vida, recordou: “Felgueiras é uma terra de múltiplas potencialidades económicas a nível nacional, que se repercutem positivamente no PIB. Está em 15.º lugar na escala das exportações nacionais; em 4.º lugar quanto aos indicadores das exportações sobre as importações; e em 42.º quanto ao número de população”.
Por sua vez, Leal da Costa, reconhecendo a importância da visita que fez a Felgueiras e com o que teve oportunidade de acompanhar, referiu: “Fica o meu compromisso, com a atenção habitual da ARS Norte, de que o Ministério da Saúde tudo fará para que o panorama de Felgueiras, em termos da saúde, seja tão brilhante como já é no campo económico. Até porque não há boa economia sem excelente saúde”. O governante disse ainda: “Felicito o Executivo de Felgueiras, que teve sempre uma postura franca e correta na defesa dos interesses dos seus munícipes, graças a uma excelente cooperação entre o município, a direção regional. E o certo é que estamos a obter bons resultados”.

Boletim Municipal #9 2016