Últimas tendências da moda do calçado comercializado em todo o mundo apresentadas em Felgueiras

15-07-2014

O concelho de Felgueiras, maior exportador de calçado do país, recebe a Descalço – Gala Anual de Estilismo de Calçado, no próximo sábado 26 de julho, às 21h30, na Praça Dr. Machado de Matos, onde serão apresentadas as novas coleções de várias empresas do município.

Com esta iniciativa o município pretende dar uma maior projeção à atividade predominante no concelho e que muito tem contribuído para o aumento das exportações do país.

Os espectadores da Descalço terão oportunidade de ver as propostas que os criadores felgueirenses têm para senhora, homem e criança.

O certame conta com a participação de vários nomes sonantes no mundo da moda portuguesa, que vão desfilar com calçado e adereços desenvolvidos e produzidos por empresas de Felgueiras (Marisa Cruz, Afonso Vilela, Frederico, Francisca Miguel, Daniel Gomes, Diana Oliveira, Luis Marinho, Julien, Bruno Pereira, Matilde).

Sendo Felgueiras um concelho que está a fazer uma aposta clara na formação e na qualificação dos trabalhadores, a Escola Profissional de Felgueiras apresentará a sua coleção que é concebida por alunos do curso de design de calçado.
Como habitualmente, para a apresentação dos modelos infantis foram convidadas crianças do concelho.

O espetáculo será enriquecido com alguns momentos musicais protagonizados e representações históricas que relembrarão datas importantes para o concelho, como são o caso das comemorações dos 500 anos do Foral, o centenário da chegada do comboio a Felgueiras, entre outras.

Refira-se que, segundo dados apresentados pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) as exportações de calçado de Felgueiras registaram, nos últimos 3 anos, um crescimento de 60% e o nível de desemprego reduziu 40% colocando o concelho no topo da tabela no que respeita à fixação da população.

A organização da Gala Anual de Estilismo e Calçado está a cargo da empresa municipal ACLEM – Arte, Cultura e Lazer, em parceria com a Câmara Municipal de Felgueiras e com a Escola Profissional de Felgueiras.

Estarão representadas no evento as seguintes entidades e marcas: Escola Profissional de Felgueiras, Academia do Design do Calçado, Perfect Eject, Dkode, Codenoir by Souto, Shoes Viago, Lieutenant, Jefar Pratik, Ital Art, Felmini, Savana, Tel Yoh by Savana, Tentoes, Sopel calçado, Hugo Manuel.

Boletim Municipal #9 2016