Viagem a Mocímboa da Praia para entrega de materiais recolhidos

17-03-2016

Visita ao Bispo de Pemba

Comemorações do 57º aniversário da elevação do município de Mocímboa da Praia à categoria de Vila.

Inauguração do Centro Multimédia Comunitário de Mocímboa da Praia

Receção da comitiva no município de Mocímboa da Praia pelo presidente do município, Fernando Neves.

Visita ao Hospital de Mocímboa da Praia e entrega de material hospitalar.

Visita à Escola Secundária de Mocímboa da Praia.

Receção da comitiva no município de Mueda, pelo presidente do município, Cristiano André.

Receção da comitiva pela Administradora Distrital de Mueda.

Reunião com o reitor do Instituto Superior de Relações Internacionais

Conferência no Instituto Superior de Relações Internacionais

Uma comitiva de Felgueiras deslocou-se a Moçambique para entregar materiais recolhidos na campanha solidária e para fortalecer as relações económicas entre Portugal e Moçambique.

Em fevereiro decorreu a Campanha Solidária – “Um Livro que dá Vida”, uma iniciativa de sucesso que resultou na obtenção de várias toneladas de livros, materiais escolares, hospitalares e informáticos para oferecer ao município de Mocímboa da Praia, Moçambique, geminado com Felgueiras.
Na sequência desta angariação de material e, também, com o intuito de fomentar relações económicas e políticas com o município de Mocímboa da Praia, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, deslocou-se a Moçambique com agentes culturais, desportivos, empresários e com a vigararia.
A primeira reunião realizou-se na Embaixada de Portugal com o diretor da AICEP, Fernando Carvalho, um encontro dirigido aos empresários que obtiveram informação sobre os procedimentos a terem no caso de quererem instalar em Moçambique as suas empresas, ou se pretenderem exportar os seus produtos para aquele país.
A delegação de empresários reuniu também na CTA - Confederação das Associações Económicas de Moçambique - para discutir sectorialmente as diferentes oportunidades de negócio.
O Cardeal de Maputo, Dom Júlio Langa, reuniu com o grupo e focou algumas fragilidades sociais, bem como, as necessidades daquele país.
A deslocação até Mocímboa da Praia, foco principal desta viagem, coincidiu com a data da comemoração dos 57 anos da elevação do município à categoria de Vila.
Os representantes da comunidade felgueirense foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Mocímboa da Praia, Fernando Neves e pela governadora da província de Cabo Delgado, Celmira Silva.
Na altura, foi inaugurado o Centro Comunitário que servirá uma parte da população.
A Escola Secundária de Mocímboa da Praia e o Hospital do município receberam o material literário, didático, informático e hospitalar, respetivamente.
Foi visitada ainda a vila de Mueda, e o presidente daquele município apelou aos empresários para investirem no seu concelho.
Seguiu-se uma breve visita a Quionga e a Pemba, onde reuniram com o Bispo de Pemba.
A viagem termina em Maputo, com a realização de uma conferência no Instituto Superior de Relações Internacionais, subordinada ao tema “Tecnologias de Informação e Comunicação ao Serviço da Modernização Administrativa (Central, Provincial e Local): Os Desafios do Presente e do Futuro.

Boletim Municipal #9 2016