Notícias

Voluntariado Jovem - abertas as inscrições durante o mês de março

06-03-2013

A Câmara Municipal de Felgueiras promove pelo 2º ano consecutivo a iniciativa dedicada ao Voluntariado Jovem que consiste na atribuição de uma bolsa de estudo aos estudantes universitários residentes no concelho, em troca de ações de voluntariado, uma ação que decorre de abril a outubro de 2013.

A ação é dirigida a jovens estudantes matriculados no ensino superior, em cursos de licenciatura ou licenciatura com mestrado integrado que para obterem a bolsa têm de participar em ações de voluntariado na autarquia ou em outras instituições do concelho.

O vereador da Juventude, João Sousa, justificou a organização da iniciativa, pelo 2º ano consecutivo, realçando o sucesso da mesma em anos anteriores.

“Temos tido uma excelente recetividade por parte dos voluntários que, em muitas situações, continuam a fazer voluntariado nas instituições, mesmo após o término da ação promovida pela autarquia”.

O autarca salienta que: “ Esta iniciativa exemplifica bem o projeto que a autarquia está a desenvolver para formar os jovens. Aliado aos equipamentos que construímos e às atividades lúdicas que lhes proporcionamos, queremos que os jovens cresçam formando opiniões válidas e cimentando o caráter de honestidade, bem como a capacidade de bem-fazer. O programa de voluntariado é mais do que um apoio monetário, é um contributo para a sua formação. É uma experiência enriquecedora, que permite o desenvolvimento de capacidades e competências sociais e que, ao mesmo tempo, contribuem para a solidariedade”.

A seleção dos estudantes é feita de acordo com os rendimentos do agregado familiar e o valor atribuído a cada um deles, é em função das horas de trabalho voluntário prestado às entidades.

As atividades de ocupação são determinadas em função das disponibilidades da Câmara e das áreas de estudo dos jovens, podendo abranger os seguintes domínios: ação social; saúde; turismo e património; desporto; educação; cultura; proteção civil e ambiente ou outros de interesse social e comunitário.

Os jovens selecionados podem integrar a modalidade de curta duração ficando obrigados a realizar um total de 195 horas de serviço de voluntariado, ou de longa duração, prestando 260 horas de serviço, entre os meses de abril e outubro.

As candidaturas devem ser apresentadas na Câmara Municipal de Felgueiras, durante o mês de março, e a seleção dos candidatos será efetuada mediante a análise do rendimento familiar per capita. Quanto menor for o rendimento familiar per capita mais elevadas serão as condições de seleção.

Obtenha o formulário de inscrição e regulamento em

Ação Municipal / Voluntariado Jovem

 

 

 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por