Notícias

Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega” volta em outubro

24-07-2018

“A Igreja Velha de Lordelo” esteve em debate na Casa do Risco 

“A Igreja Velha de Lordelo” foi o tema da mais recente conferência que o Município de Felgueiras promoveu no âmbito do ciclo de conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”. O Dr. Marcelo Mendes Pinto, do Gabinete de Arqueologia da C.M. Felgueiras e Investigador do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras – FLUP) foi o orador convidado, num debate que ocorreu na Casa do Risco.

Estas conferências realizaram-se em diferentes locais do concelho, descentralizando o debate e partilhando momentos que fazem parte da História de todos. Com seis conferências inicialmente previstas para o período compreendido entre março e julho de 2018, o ciclo de conferências vai ser estendido aos meses de outubro a dezembro, com mais três debates que pretendem continuar a enaltecer o nosso património. A programação será anunciada brevemente.

A Igreja de S. Cristóvão de Lordelo

A construção da igreja de S. Cristóvão de Lordelo começou nos inícios do século XIII, reaproveitando pedra de um antigo edifício romano das imediações, como se nota no almofadado de alguns silhares e no reaproveitamento de uma mó romana aparecida no interior de uma parede.

Aparece já referenciada nas Inquirições de 1220, e é dedicada, em 1223, sendo nesta altura seu capelão Martinho Mendes, a quem provavelmente pertence a sepultura cuja tampa se vê no chão junto ao arco triunfal da igreja.

Foi remodelada no século XV, e sofreu obras de beneficiação e talvez ampliação nos inícios do século XVI, época de que datam os frescos que ornamentavam as paredes do arco triunfal, onde ainda nos inícios do século XX se podiam ver o Arcanjo S. Gabriel e um S. Sebastião.

Desativada, ao culto nas primeiras décadas do século XX, as funções de sede da Paróquia passam para a capela do Espírito Santo, construída no século XVI, onde ainda hoje se mantêm.


Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por