Conferência a proferir por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa.

29-07-2016

Conferência a proferir por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa.

No dia 29 deste mês de Julho, pelas 21,30h, na «Casa das Artes» da Cidade de Felgueiras, o Senhor D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, proferirá uma conferência intitulada «Padre Sena Freitas, uma grande figura da Igreja que também esteve em Felgueiras».

Esta conferência encerra um primeiro ciclo de conferências, da iniciativa da Casa do Souto de Baixo/Círculo Cultural Abel Tavares (Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras), que contou com os apoios do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras e do Pároco e Paróquia de Santa Marinha da Pedreira.

Recorde-se que, ao lado dos seus contemporâneos, Antero de Quental e Teófilo Braga, o Padre Sena Freitas foi um notável açoriano que muito marcou a vida cultural portuguesa da segunda metade do século XIX, tendo estado nos anos setenta dessa centúria em Felgueiras, onde foi professor no Colégio de Santa Quitéria, da Congregação da Missão de São Vicente de Paulo.

Há uma década, na apresentação de um congresso da Universidade Católica dedicado ao Padre Sena Freitas e ao seu tempo, este sacerdote era descrito como «personalidade muito viajada e atenta às modificações intelectuais e sociais da sua época, polemista temido e orador prestigiado», autor de «uma vasta e multifacetada obra que abrange as áreas da teologia, da filosofia, da pedagogia, da literatura e crítica literárias, do jornalismo, da política e da parenética», mas, apesar disso, continuando «um dos expoentes menos estudados da cultura portuguesa e brasileira dos finais do século XIX e princípios do século XX».

Ora, enquanto investigador e académico, o Senhor D. Manuel Clemente tem dedicado uma continuada, arguta e especial atenção à sociedade portuguesa dessa época e ao papel da Igreja nesse quadro, nele saindo particularmente valorizada a figura de Sena Freitas, pelo que esta conferência, a nível cultural e eclesial, pelas qualidades do orador e pelo interesse e candência da temática, constitui uma rara oportunidade e um privilégio para todos os que a ela possam assistir, ao mesmo tempo que uma honra para a Cidade de Felgueiras.

Boletim Municipal #10 2017