Notícias

Conferência | D. António Barroso, um missionário de três continentes

15-04-2016

No próximo dia 29 deste mês de Abril (Sexta-Feira), pelas 21h, o Reverendo Padre Dr. António Júlio Trigueiros (S.J.) profere no Salão Paroquial da Igreja de Santa Marinha da Pedreira (Felgueiras) uma conferência sobre a figura do venerando bispo do Porto, de 1899 a 1918, D. António Barroso, subordinada ao título: «D. António Barroso, um missionário de três continentes».

Esta conferência integra um Ciclo de Conferências, da iniciativa da Casa do Souto de Baixo/Círculo Cultural Abel Tavares (Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras), comemorativo do Centenário da Capela de S. José, da referida Casa. A passagem de oratório a capela deveu-se a autorização canónica episcopal de D. António Barroso, impetrada pelo Senhor da Casa, o Reverendo Padre Clementino Teixeira da Costa e Souza. O referido Ciclo de Conferências, iniciado em 26 de Setembro de 2015, conta com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras.

O Padre Jesuíta António Júlio Trigueiros é licenciado em Filosofia e Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e em História Eclesiástica, pela Faculdade de História Eclesiástica da mesma universidade, na área de História Moderna, com dissertação final intitulada «Para morrer todo o mundo – entre a extinção e a sobrevivência dos jesuítas portugueses refugiados nos Estados Pontifícios». É Doutorando em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde desenvolve tese sobre «Os Jesuítas portugueses no exílio no período pombalino e pos-pombalino». Atual Diretor da Biblioteca da Casa de Escritores da Revista Brotéria, em Lisboa, e membro da Direcção e do Conselho de Redação da mesma revista, é conceituado especialista/biógrafo de D. António Barroso.

Boletim Municipal #10 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por