Notícias

D. António Barroso, missionário de três continentes

04-05-2016

2 d ConfCICAT

2 e ConfCICAT

Foi com o máximo interesse que, na Sexta-Feira passada, dia 29 de Abril, pelas 21h, uma numerosa assistência beneficiou da Conferência proferida pelo Reverendo Padre Dr. António Júlio Trigueiros (S.J.) no Salão Paroquial da Igreja de Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, sobre a figura do venerando bispo do Porto, de 1899 a 1918, D. António Barroso, subordinada ao título: «D. António Barroso, um missionário de três continentes».

Esta conferência, integrando um Ciclo de Conferências da iniciativa da Casa do Souto de Baixo/Círculo Cultural Abel Tavares (Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras), e contando com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras, permitiu uma evocação viva e documentada da pastoral missionária deste grande prelado, que no seu tempo teve de arrostar com a hostilidade das forças anticlericais e anticatólicas, e o fez com uma exemplaridade evangélica, verdadeiramente heróica, que hoje cumpre mais do que nunca ser divulgada.
O orador, licenciado em Filosofia e Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e em História Eclesiástica, pela Faculdade de História Eclesiástica da mesma universidade, Doutorando em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, atual Diretor da Biblioteca da Casa de Escritores da Revista Brotéria, em Lisboa, membro da Direcção e do Conselho de Redação da mesma revista, é conceituado especialista/biógrafo de D. António Barroso.

De facto, depois de breves palavras de saudação, apresentação e agradecimento do Senhor Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares, por parte da organização, e do Reverendo Pároco de Santa Marinha da Pedreira, Senhor Padre Abílio António Leal Coelho Barbosa, como anfitrião desta iniciativa, a audiência que enchia o salão acompanhou atentamente a exposição do conferencista. No final, este foi muito aplaudido, e num gesto de gentil obséquio do Pároco e da Paróquia de Santa Marinha da Pedreira, o orador recebeu um lindo ramo de flores e alguma doçaria regional, como símbolo de hospitalidade e reconhecimento da nossa terra.

Atualidade 03/2020
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por