Notícias

Felgueiras abordou o 'Megalitismo na Região Do Tâmega E Sousa'

27-02-2020

A Câmara Municipal de Felgueiras, dando continuidade ao Ciclo de Conferências sobre Arqueologia, iniciado em 2019, promoveu mais uma palestra, com o objetivo de dar a conhecer o vasto património arqueológico da região.
Na primeira sessão, realizada no dia 22 de fevereiro o assunto exposto foi o “Megalitismo em Terras de Sousa e Tâmega”, proferida pela arqueóloga especializada em Megalitismo, do Museu Municipal de Baião, Carla Stockler.
Tendo em consideração que se esperava um público mais ou menos generalista, a primeira parte da apresentação centrou-se na definição de conceitos e dos diferentes tipos de monumentos megalíticos, na referência ao número de monumentos conhecidos na região do Tâmega e Sousa, destacando-se os dólmens mais emblemáticos como, por exemplo, os Dólmens dos Padrões em Paredes, de Lamoso em Paços de Ferreira ou de Sta. Marta em Penafiel.
A segunda parte, centrou-se na serra da Aboboreira (concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses), apresentando as diferentes etapas da construção dos monumentos funerários construídos durante a pré-história recente, as características arquitetónicas e de implantação topográfica, e ainda os distintos rituais funerários.
E, finalmente, foi possível perceber que no caso do “Dólmen” da Cividade, em Refontoura, Felgueiras, estamos de facto em presença de um fenómeno natural, e que só uma intervenção arqueológica poderá comprovar se terá sido, ou não, utilizado para algum fim e em que período cronológico. Só a prospeção dirigida para este tipo de vestígios arqueológicos é que poderá indicar a sua presença no concelho de Felgueiras.

PRÓXIMA CONFERÊNCIA REALIZA-SE NO DIA 21 DE MARÇO
O “Castro do Senhor dos Perdidos e o Castro do Vale do Sousa - Lugares Centrais” é o tema a abordar no mês de março, no âmbito deste ciclo de conferências sobre arqueologia. Este encontro terá lugar no dia 21 de março e contará com a presença da Drª Teresa Pires de Carvalho, especialista na temática em debate. Os participantes ficarão a saber mais sobre a Cultura Castreja do Noroeste, de que são exemplos representativos a Citânia de Sanfins, a Citânia de Briteiros e o Castro do Monte Mózinho.

Atualidade 02/2020
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por