Felgueiras promoveu palestra no Dia Internacional dos Arquivos

DSC_3994

DSC_4008

DSC_4016

Palestra “Confrarias de Felgueiras: misericórdia, jubileu, indulgências e reconciliação”, foi o mote para uma noite de debate e reflexão no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, no dia 09 de junho.
A palestra, realizada no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, foi proferida pelos felgueirenses, Doutor Pedro Vilas Boas Tavares - professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - e Doutor Jorge Cunha - professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa - e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, de representantes das confrarias do concelho, das IPSS’S, entre outras individualidades.
Inácio Ribeiro enalteceu a presença dos palestrantes “filhos da terra” e referiu que esta iniciativa cultural pretende motivar todos a refletirem sobre o papel das confrarias na sociedade, importante para o bem-estar da população.
O autarca felgueirense realçou que “em Felgueiras as confrarias têm um papel fundamental na prática da caridade e da beneficência, fundamentais para a formação de uma comunidade coesa, capaz de formar homens e mulheres que acreditem, que tenham objetivos, que trabalhem em prol da concretização dos seus sonhos e que contribuam para o desenvolvimento do concelho”.
Esta iniciativa assinalou o Dia Internacional dos Arquivos com uma palestra que abordou as teses publicadas por Lutero relativas às indulgências, o papel das confrarias religiosas na Contra Reforma, no âmbito Ano Santo da Misericórdia.
Decorre, desde o dia 6 e até 19 deste mês –, na Biblioteca e Arquivo Municipal, uma exposição documental alusiva à mesma temática.