II Encontro Anual CPCJ de Felgueiras

15-07-2015

Felgueiras promoveu o II encontro anual da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), subordinado ao tema “a Importância do Trabalho Colaborativo numa Escola de Sucesso”. A iniciativa, que resulta de uma colaboração entre a CPCJ e a Câmara Municipal decorreu no dia 14 de julho, na Casa das Artes.

Na sessão de abertura estiveram presentes o Presidente da CPCJ de Felgueiras e vereador da Câmara Municipal, Francisco Cunha e o vice-presidente da Câmara, João Sousa.
A Sessão de Encerramento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, e do diretor geral da DGESTE, José Alberto Duarte.
Nas declarações todos salientaram a importância deste encontro para a proteção das crianças e jovens do concelho, o papel fundamental das escolas nesse processo, bem como de outras entidades como a saúde, a segurança social, a GNR, ou a equipa de RSI.
O primeiro painel constituiu-se pelos representantes dos Agrupamentos de Escolas do concelho, da escola não agrupada, da Escola Profissional de Felgueiras e pela representante do MEC na CPCJ de Felgueiras. Nele foram dados a conhecer os planos de ação implementados por cada uma das escolas e o trabalho colaborativo entre a CPCJ e as escolas.
O segundo painel teve como convidados os professores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Helena Silva e José Lopes que abordaram a temática “O trabalho colaborativo dos professores para o sucesso dos alunos” e a Dra. Laura Fonseca, investigadora no Centro de Investigação Educativa e professora na FPCEUP, que abordou o tema “Ser criança ou jovem nas instituições sociais e educativas: a importância da escuta das suas vozes nos seus termos”.
A finalizar o encontro, uma turma do curso Profissional de Técnico Psicossocial brindou os presentes com uma peça de teatro intitulada “Isto é família!”.