Notícias

No passado sábado, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, a preservação do Património foi tema de debate em Felgueiras.

27-11-2018

No âmbito do Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”

A preservação do Património foi tema de debate em Felgueiras
No passado sábado, na Biblioteca Municipal de Felgueiras

A “Comunidade e património arqueológico: cumplicidade na preservação de memórias” esteve este sábado, 24 de novembro, em debate na Biblioteca Municipal de Felgueiras. A iniciativa aconteceu no âmbito Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega”.

A conferência, a cargo da Professora Doutora Paula Menino Homem, assumiu-se como uma atividade de sensibilização, agente de agregação de vontades e esforços e potencial de promoção de resultados de benefício comum. Durante a ação, foram apresentados alguns conceitos relacionados com a preservação do património, esclarecendo quanto aos seus objetivos, domínios e características de ação, bem como sugeridos intervenientes na dinâmica e interatividade do processo e as suas responsabilidades partilhadas. No final, debateram-se algumas possíveis estratégias para a preservação do património.

Recorde-se que o Ciclo de Conferências “Arqueologia em Terras de Sousa e Tâmega” teve início em março deste ano. Até julho, seis conferências trouxeram a diferentes locais do concelho temáticas que fazem parte da História de todos. O Município de Felgueiras, através dos seus Serviços de Património Cultural, retomou as sessões a 20 de outubro, sendo a última conferência de 2018 no dia 15 de dezembro, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Felgueiras, subordinada ao tema “Cale e os Callaici: um lugar e um povo nas encruzilhadas da história” e que terá como orador o Mestre António Manuel Silva.

António Manuel Silva é arqueólogo. Licenciado em História, Variante de Arqueologia, pela Universidade do Porto, em 1985, é Mestre em Arqueologia pela mesma entidade desde 1994. Doutorando em Arqueologia na Universidade de Santiago de Compostela, é ainda Coordenador do Gabinete de Arqueologia Urbana da Câmara Municipal do Porto. É docente universitário e Investigador do CITCEM.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por