04-12-2013

Sessão de Sensibilização "A Horta como Estratégia da Cultura Alimentar - Hortas Escolares" | 10 dezembro | 17h | Biblioteca Municipal de Felgueiras

Sessão de sensibilização intitulada “A Horta como Estratégia da Cultura Alimentar – Hortas escolares”, organizada pela Divisão de Educação, Juventude e Ação Social, com a colaboração da Associação Salta Fronteiras.

Numa época em que a obesidade infantil “prolifera”, a poluição ambiental aumenta e a crise económica é uma realidade conhecida por muitos, a criação de hortas, comunitárias, familiares ou escolares, constituem uma ótima estratégia de mudança. Mudança de comportamentos e atitudes perante o meio ambiente, mas sobretudo perante si mesmo, adotando hábitos de vida mais saudáveis, nos quais se incluem os hábitos alimentares. Nesta perspetiva, incluir as crianças desde cedo neste desafio pode revelar-se bastante enriquecedor no futuro, em todos os sentidos: ao nível da saúde – pelo aumento do consumo de hortofrutícolas, isentos de fertilizantes químicos e/ou pesticidas, potenciando a redução da obesidade no geral; ao nível da proteção ambiental, tomando consciência do impacto ambiental das suas acções e ao nível económico, otimizando a relação custo-benefício quanto ao consumo de hortofrutícolas de “produção caseira”, mais baratos e de maior riqueza nutricional.

Apoiada na crença que a horta pode funcionar como estratégia de mudança da Cultura Alimentar, a Câmara Municipal de Felgueiras, convida V. Exa. a conhecer algumas bases teóricas de apoio na formação/implementação de uma horta, utilizando os princípios de uma Agricultura Natural.

A presente sessão de sensibilização tem como principais destinatários o pessoal docente e não docente de instituições de ensino, público ou privado, representantes de Associações de Pais e Encarregados de Educação, de Associações de Estudantes, entre outros interessados no tema.

Decorrerá no próximo dia 10 de dezembro no Auditório da Biblioteca Municipal, pelas 17 horas e terá a duração aproximada de 1 hora.

A entrada é gratuita mas limitada ao número de lugares disponíveis. A inscrição (ver anexo) deverá ser formalizada por e-mail (para orquidea.ferreira@cm-felgueiras.pt) ou por fax n.º 255 318 172, até ao final do dia 9 de dezembro.

Será atribuído certificado de presença aos participantes, e a documentação de apoio será enviada por e-mail.

Boletim Municipal #10 2017