Workshop na Casa das Torres abordou

05-06-2017

Realizou-se, a 23 de maio, na Casa das Torres, o workshop "Gestão de Alergénios", promovido pela Câmara Municipal em parceria com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), inserido no programa da 7ª edição do evento “Sabores IN – Gastronomia + Sustentável”.

O evento teve como oradora responsável pelos trabalhos Helena Carrelhas, da APHORT, e contou com a presença de Inácio Ribeiro, presidente da autarquia, que fez o discurso de abertura, e de Adelina Silva, vereadora das Atividades Turísticas e Empresariais, que encerrou a sessão.

Este workshop teve uma componente de debate muito participada, revelando-se evidente a motivação e a satisfação dos participantes. Além de profissionais da restauração de Felgueiras, estiveram presentes alunos e ex-alunos formados no concelho, sendo de assinalar a presença de uma turma do curso de Serviço de Mesa da Escola Básica e Secundária de Idães.

A abordagem de Helena Carrelhas incidiu nas tipologias de alergénios e intolerâncias alimentares, enquadramento legal, responsabilidades da restauração, técnicas de manuseamento de produtos alergénios e técnicas de gestão, metodologias, rotulagem e informação ao consumidor.