Felgueiras comemora os 500 anos do Foral durante todo o mês de outubro

01-10-2014

Felgueiras completa, no próximo mês, 500 anos de existência como concelho, tendo a sua génese com a atribuição de Foral, por D. Manuel I a 15 de outubro de 1514, que confirma a importância socioeconómica que esta terra foi conseguindo ao longo do tempo.
Para assinalar tão importante data, a Câmara Municipal vem comemorando a efeméride ao longo do ano e continuará até março de 2015 (altura em que se comemora, também, os 500 anos do Foral a Unhão, concelho já extinto), e prepara, para o mês de outubro, um conjunto de atividades festivas da outorga a Felgueiras, com a seguinte a programação:

Concertos do Foral | Casa das Artes de Felgueiras:
3 de outubro (sexta-feira), 21H30 - Concerto da Banda de Música de Felgueiras.
4 de outubro (sábado), 21H30 - Concerto Quinhentista, por: Art Music – Berço da Cultura da Lixa; Conservatório de Música de Felgueiras; Escola de Música e Canto das Paróquias de Sendim, Friande e Jugueiros; Universidade Sénior e Ocupacional da Lixa; Grupo GRAAL – Grupo Revitalizador da Amizade e Animação da Lixa; e os Pequenos Cantores de Margaride.
5 de Outubro (sábado), 15h00 - Concerto comemorativo da Implantação da República com a Banda de Música da Lixa

Comemoração dos 500 anos da Outorga do Foral de Felgueiras | Paços do Concelho:
15 de outubro (quarta-feira), 21h00.
Apresentação do livro “Foral de Felgueiras” pelo Prof. Doutor Pedro Vilas Boas Tavares e Prof. Doutora Cristina Alegre;
Homenagem a Instituição local e regional

Felgueiras Quinhentista - Recriação histórica da entrega do foral de D. Manuel I ao concelho de Felgueiras | Praça da República:
18 e 19 (sábado e domingo) de outubro - Mercado Quinhentista
18 de outubro - Ceia quinhentista