Autarquia felgueirense celebra os 500 anos do Foral de Unhão

13-03-2015

A Câmara Municipal de Felgueiras vai assinalar, durante os dias 20, 21 e 22 de março, os 500 anos do Foral de Unhão, concedido pelo rei D. Manuel I a 20 de março de 1515 e que, na altura, conferia a esta atual freguesia do concelho de Felgueiras uma área político-administrativa alargada, que incluía algumas das atuais freguesias de Lousada.

As comemorações terão início no próprio dia da efeméride, sexta-feira, pelas 21 horas, no edifício da Misericórdia do Unhão (antigo Paço dos Condes de Unhão), com uma conferência proferida pelos académicos Pedro Vilas Boas Tavares e Cristina Cunha, da Universidade do Porto, que abordarão: “Unhão: da sua honra e foral concelhio aos tempos de «regeneração» ”. No sábado, no espaço envolvente aos Paços de Unhão, entre as 14 e as 18 horas, realizar-se-á a Feira Quinhentista, que incluirá, pelas 15 horas, o cortejo histórico “D. Manuel visita o Senhor da Terra de Unhão”.

O programa das comemorações prevê ainda, no domingo, a celebração eucarística pelas 11 horas, na Igreja do Salvador do Unhão, presidida por D. João Miranda Teixeira, bispo auxiliar do Porto, e, pelas 15,30 horas, na mesma igreja, o concerto quinhentista “O Som das Memórias” pelo coro “Audivi Vocem”, antecedido por uma breve apresentação daquele monumento da Rota do Românico.

Boletim Municipal #9 2016