Câmara celebrou centenário da chegada do comboio à Lixa - Homenageadas duas figuras ilustres da terra

04-09-2014

IMG_1901

IMG_1939

IMG_1956

IMG_1967

IMG_1975

IMG_1978

IMG_2063

IMG_2121

IMG_2158

A Câmara Municipal de Felgueiras assinalou, no passado sábado, 30 de Agosto, durante todo o dia, o centenário da chegada do comboio à Lixa, ocorrida a 5 de Setembro de 1914, um mês após o início da I Guerra Mundial.

O dia comemorativo começou pela manhã com passagens de uma locomotiva a vapor no centro da cidade, na Praça Dr. Eduardo de Freitas, que se prolongou até ao final da tarde. Esta reconstituição histórica permitiu às crianças fazerem esse transporte, numa acção lúdica e pedagógica sobre a chegada, há um século, deste meio de transporte.

De tarde, as comemorações reiniciaram com o desfile da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Lixa e com o descerramento de uma placa alusiva à efeméride, na Praça Dr. José Joaquim Coimbra.

De seguida, foi inaugurada, na Casa da Cultura da Lixa, uma exposição documental, organizada pela Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras e denominada “Caminhos-de-Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios”.

Nesta sessão, foram homenageadas duas figuras ilustres da Lixa, já falecidas: o médico Dr. Cerqueira Magro e o antigo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras Dr. Eduardo de Freitas. Este momento contou com a presença de familiares dos homenageados.

Esta iniciativa foi integrada nas festas da Senhora das Vitórias, nesse dia. À noite, durante o grandioso cortejo das festividades, foi feita uma recriação histórica da chegada do comboio à Lixa com uma locomotiva a vapor, que teve como figurantes elementos do Rancho Folclórico de Macieira da Lixa.

Boletim Municipal #9 2016