Caminhos de Santiago uma atração turística a explorar em Felgueiras

12-06-2013

A Câmara Municipal de Felgueiras dedicou o último fim-de-semana à promoção do turismo cultural, religioso e desportivo, através de uma iniciativa subordinada ao tema “Felgueiras nos Caminhos de Santiago”.

A atividade que contou com mais de uma centena de participantes, decorreu nos dias 08 e 10 de junho, e desenvolveu-se em diferentes ações (tertúlia, percursos pedestres, percurso de cavalo e percurso de BTT), numa perspetiva de incentivar a população para a prática de atividade física, e de divulgar as potencialidades turísticas, paisagistas, gastronómicas, culturais e históricas do concelho.

Na cerimónia inaugural da iniciativa, João Sousa, vice- presidente da Câmara Municipal, realçou a importância do aproveitamento dos recursos naturais e das potencialidades do concelho para a promoção do turismo.

“O nosso trabalho passa por aliar as mais-valias de que dispomos e posicionar o turismo religioso, cultural, arquitetónico, como eixos de intervenção e de promoção de produtos turísticos no concelho, complementando com a excelente gastronomia e vinhos”.

Perante uma plateia que incluía também dezenas de espanhóis, o autarca sublinhou: “ Estamos a aumentar a oferta de produtos turísticos e a dar a conhecer novos pontos atrativos do nosso concelho também a estrangeiros”.

Esta tertúlia contou com um conjunto de palestrantes responsáveis de entidades com competências na área do Turismo, Cultura, Património e Religião. Maria da Graça, do Centro de Estudos Jacobeus; Daniel Ribeiro, historiador/ arqueólogo- Artesania; o Pe. André Ferreira, pároco das freguesias de Moure Pinheiro e Refontoura; e José Lopez, da Asociación de Peregrinos del Camino de Santiago.

O grupo de teatro Macpiremo apresentou o seu novo musical Trilhos da Fé.

Houve vários momentos musicais protagonizados por elementos da Escola Berço da Cultura da Lixa.

Discutiram-se questões como trajetos, religiosidade, sinalética, património, divulgação e promoção do Caminho.

No dia 10 de Junho os Felgueirense tiveram oportunidade de percorrer mais de 20 km em Caminhos de Santiago, desde a cidade da Lixa, Borba de Godim, até Vila Fria, num percurso organizado em 2 etapas.

Participaram caminheiros, ciclistas e cavaleiros do Grupo Assinatura de Mestre – Centro Hípico de Sernande.

Esta iniciativa foi organizada em parceria com a Junta de Freguesia de Margaride, o Bicicleta Clube de Felgueiras, o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa e a Salta Fronteiras Associação.

O dia cinzento que se fez representar na iniciativa não impediu os participantes de se deslumbrarem com as paisagens fantásticas que estes percursos permitem vislumbrar.