Notícias

Cartas da emigração dos séculos anteriores apresentadas em Felgueiras

22-11-2016

Vai ser apresentado, no dia 26 de novembro - sábado, a partir das 09h30, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras o projeto “O Repositório Genealógico Nacional e a sua abertura à Diáspora”, da autoria do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, inserido no V Encontro As Linhas e as Letras – Epistolografia e Memória da Cultura Escrita, que decorre entre os dias 24 e 26 deste mês.
Trata-se de um projeto que, essencialmente, estuda as cartas e outros documentos escritos dos séculos XVIII e XIX e princípios do século XX.

Feita a apresentação haverá lugar a duas mesas-redondas: a primeira abordará escritos do quotidiano em terras de emigração, cartas de chamada de emigrantes do concelho de Braga, sentimentos ocultos e estratégias familiares em mensagens escritas expostas por crianças no mecanismo sigiloso das rodas, os testamentos e a expressão das últimas vontades – entre a morada eterna e a morada terrena –, bem como um estudo demográfico sobre o Mosteiro de Pombeiro. Intervirão os especialistas Manuela Silva, Hermínia Barbosa, Teodoro da Fonte, Aurora Rego e Madalena Leite da Silva.

A segunda mesa-redonda abordará escritos do quotidiano em terras de emigração, história política e literatura, a “Carta da América”, cartas que ligam famílias que a emigração separou, correspondência do Brasil em torno de um processo de instituição de capela no norte de Portugal (século XVIII) e o testamento cerrado de José Bento Botelho de Gusmão, 2.º Conde do Botelho (S. Miguel, Açores). Falarão Guilherme Leite, Maria Maciel, Carlota Santos e Isabel Cid.

Está marcada uma visita guiada ao Mosteiro de Pombeiro pelas 15h30.

PROGRAMA

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2019 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por