DSC_9329
DSC_9366
DSC_9389
DSC_9390
DSC_9400
DSC_9410
DSC_9414
DSC_9417
Num momento em que a escrita de cartas experimenta um processo de acelerada transformação, o CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto - decidiu organizar um amplo Colóquio – o V Encontro CITCEM – intitulado «As Linhas e as Letras: Epistolografia e Memória da cultura escrita», que decorreu de 24 a 26 de novembro de 2016 na Unidade I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
No âmbito desta iniciativa, no dia 26 de novembro, foi apresentado no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, o projeto “O Repositório Genealógico Nacional e a sua abertura à Diáspora”, da autoria da Doutora Norberta Amorim. Trata-se de uma base de dados central para reconstituição das comunidades históricas através dos registos paroquiais, a cobrir sensivelmente o período que vai dos finais do século XVI a 1910.
Escritos do quotidiano em terras de emigração foi o mote para diversas comunicações sobre as cartas de chamada de emigrantes, as mensagens escritas expostas por crianças no mecanismo sigiloso das rodas, os testamentos como expressão das últimas vontades, bem como um estudo demográfico da paróquia de Santa Maria de Pombeiro de Riba Vizela. As comunicações e reflexões estiveram a cargo de Manuela Silva, Hermínia Barbosa, Teodoro da Fonte, Aurora Rego, Madalena Leite, Guilherme Leite, Maria Maciel, Carlota Santos e Isabel Cid.
O evento teve a colaboração da Câmara Municipal, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser realizado com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro e da vereadora da Cultura, Carla Meireles.