Casa do Risco preparada para dinamizar diferentes atividades

21-09-2017

casa do risco 1

casa do risco 2

casa do risco 3

casa do risco 4

casa do risco 5

Os serviços da Casa do Risco têm agora melhores condições para desenvolverem a sua atividade, nas suas antigas instalações (EB1 de Airães), agora completamente renovadas.
Para oferecer um serviço de maior qualidade e um espaço cultural dedicado às artes, a autarquia realizou uma intervenção de fundo a nível das infraestruturas, na antiga escola de Airães, adaptando-a às novas necessidades da comunidade. A Casa do Risco voltou a estar lá sedeada, desde o início da semana.
Os interessados em visitar aquele espaço têm a possibilidade de visualizar as bordadeiras a elaborar autenticas obras de arte e podem observar no showroom uma vasta variedade de bordados.
A obra, na opinião do presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, “vai permitir o desenvolvimento de novas atividades culturais”, uma vez que se traduz “numa melhoria no atendimento e na divulgação do trabalho desenvolvido pelas bordadeiras”.
A remodelação do edifício foi pensada de forma a que este pudesse ser visitado pelo público e a ser possível mostrar todo o processo de laboração das diversas atividades que lá estejam a decorrer.
No primeiro piso temos acesso às áreas de trabalho; duas salas polivalentes; auditório e armazém de produtos acabados e matérias primas.
A parte posterior do edifício, agora ampliado dispõe de uma sala polivalente/cafeteria, bem como de uma lavandaria, de instalações sanitárias, sala de arrumos e de um átrio.
A cafetaria e todo o espaço posterior abre-se para uma varanda e plataforma elevada em relação ao terreno do logradouro onde funcionará também uma esplanada.
No primeiro piso pode-se aceder à sala de exposição e de venda, bem como ao Centro de Documentação e Arquivo que dispõe de um fundo de desenhos disponíveis para consultar e de documentos sobre artes e ofícios tradicionais do concelho e da região.
No espaço exterior está instalado um anfiteatro enquadrado num espaço amplo e multifuncional.

Atualidade 03/2020
Cm Felgueiras 2020 - Todos os direitos reservados