D. Duarte associou-se às comemorações dos 500 anos do Foral a Felgueiras

17-10-2014

D. Duarte associou-se às comemorações dos 500 anos do Foral a Felgueiras
- Presidente da Câmara entregou a medalha de Ouro do Concelho a quatro figuras

D. Duarte, herdeiro do trono de Portugal, esteve em Felgueiras para a sessão solene das comemorações dos 500 anos da outorga do Foral ao concelho por D. Manuel I.
O acto cerimonial realizou-se na quarta-feira, 15 de Outubro, pelas 21 horas – precisamente, no dia em que se completaram cinco séculos após a concessão do documento régio, que reconheceu Felgueiras como concelho.
D. Duarte foi, primeiramente, recebido na autarquia pelas 18 horas, no gabinete do presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, que estava acompanhado por vários vereadores e pelo presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho. Depois da recepção oficial, e ainda antes da cerimónia oficial, o monarca visitou a Casa do Pão de Ló de Margaride, dada a afinidade histórica com a Casa Real de Bragança. Ainda no âmbito da visita ao concelho, na quinta-feira, de manhã, ainda se deslocou à empresa de calçado RCM - Rolando da Cunha Melo e, de seguida, ao Mosteiro de Pombeiro.
Na quarta-feira, à noite, o auditório dos Paços do Concelho estava repleto para acolher a sessão solene, que contou com a presença de muitos instituições locais e nacionais. Tal como tinha sido anunciado, foram homenageadas quatro figuras – duas individuais e duas colectivas –, por elevados préstimos a Felgueiras, com a entrega da Medalha de Ouro do Concelho a cada uma delas: os académicos Eurico Lemos Pires e Luís Soares bem como a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), pelos seus 15 anos de existência, e a Associação de Municípios do Vale do Sousa (VALSOUSA), fundada há 25 anos. Como se sabe, Eurico Lemos Pires e Luís Soares foram os grandes obreiros, no final dos anos 90, para que a ESTGF fosse uma realidade em Felgueiras. Da parte da ESTGF esteve presente a sua presidente, Dorabela Gambôa; da VALSOUSA, o seu vice-presidente, Pedro Machado.
A sessão foi moderada pelo professor universitário (UTAD) Torres Moreira. Aludiu-se à temática da cooperação entre o município e os empresários locais no que respeita à indústria de calçado – realidade que D. Duarte sublinhou na sua intervenção. O momento culminou com a apresentação do livro “Felgueiras: a terra e seu Foral no cinzel da História”, por Pedro Vilas Boas Tavares e Cristina Alegre.
Inácio Ribeiro agradeceu a presença do monarca, deu ênfase ao “trabalho meritório” das quatro figuras homenageadas. Sobre o livro apresentado, felicitou os autores e considerando a obra importante, nomeadamente paras as gerações vindouras do concelho.

Comemorações do Foral prosseguem no fim-de-semana

No sábado e no domingo, realizar-se-á o grandioso Mercado Quinhentista, que evidenciará todos os elementos de uma feira ao tempo em que foi concedido o Foral. Na tarde de sábado, o evento será transmitido em direto pelo programa “Aqui Portugal”, da RTP.
O Mercado Quinhentista incluirá, no sábado – entre as 13,30 e as 23 horas – e no domingo – entre as 10,30 e as 18 horas – cortejos de abertura, leitura de entrada oficial do mercado, serpentes, torneios de tiro ao arco e luta de espadas, teatro de rua, demonstração de voo de aves de rapina, malabares e acrobacias, alta escola equestre, rixas e espetáculos de fogo. No domingo, um dos pontos altos do evento culminará com o cortejo histórico entre a Av.ª Dr. Leonardo Coimbra e a Praça da República.

Boletim Municipal #9 2016