Notícias

Encontro de Cantadores de Reis em Felgueiras e na Lixa

06-01-2016

A Câmara Municipal de Felgueiras vai, este ano, e pela primeira vez, estender o Encontro de Cantadores de Reis à cidade da Lixa, onde terá a sua abertura, na próxima sexta-feira, dia 8, pelas 21h30, no auditório da Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra. O evento prosseguirá no sábado, à mesma hora, na cidade de Felgueiras, na Casa das Artes, momento durante o qual serão entregues os prémios do Concurso de Presépios de Natal 2015.

Nos dois momentos participarão os ranchos folclóricos do concelho bem como grupos de cantares de outras associações felgueirenses. A autarquia atribuirá € 100 a cada uma das 21 coletividades participantes.

Na Lixa atuarão o Rancho Folclórico das Lavradeiras da Lixa, o Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães, a Adesborba - Associação para o Desenvolvimento de Borba de Godim, a Associação Cultural e Recreativa Berço das Artes, a Casa do Povo da Lixa, a Casa Senhora do Alívio – Associação de Desenvolvimento Social, a Liga dos Combatentes – Núcleo da Lixa, a Casa do Povo de Macieira da Lixa (Grupo de Bombos “Unir Macieira”) e o Rancho Folclórico de Macieira da Lixa. Em Felgueiras participarão: o Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, o Conservatório de Música de Felgueiras, o Rancho Infantil da Casa do Povo de Jugueiros, a Associação Juventude Mariana Vicentina, o Grupo Renascer Novas Estrelas, o Rancho Folclórico de Santo André de Friande, a Associação de Solidariedade Social Bairro João Paulo II, o Rancho Folclórico das Pegadinhas do Ribeiral, o Rancho Folclórico de Varziela, o Corpo Nacional de Escutas – Airães, o Grupo Folclórico de S. Pedro de Torrados, o RFM- Rancho Folclórico de Margaride e a SIRGO- Associação Social, Cultural e de Defesa do Património de Sendim.

Para a Vereadora da Cultura, Carla Meireles, “O Encontro de Cantadores de Reis é uma iniciativa de primordial importância para a preservação do património imaterial do concelho. Como tal, a autarquia entendeu descentralizá-lo, organizando-o também na Lixa, depois de concretizadas as obras no auditório da Casa da Cultura, que é um excelente equipamento para acolher eventos desta natureza. Desta forma, acentua-se ainda mais a identificação dos habitantes às suas raízes”.

Boletim Municipal #10 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por