Espólio de antigo presidente da Câmara doado ao Município

22-03-2017

Espólio de antigo presidente da Câmara doado ao Município
- São 1001 livros legados por Francisco José de Assis e Freitas

A biblioteca particular do antigo presidente da Câmara Municipal de Felgueiras Francisco José de Assis e Freitas foi doada pela família ao Município.
Ao todo, são 1001 livros, das mais diversas áreas do saber e da cultura: História, Filosofia, Literatura, Religião, Arte, Sociologia e, entre outras, Ciência.
No ofício dirigido à autarquia, a família manifestou a intenção de doar o espólio “para enriquecimento do fundo documental da autarquia e para benefício geral da população do concelho”, que passará a ter a possibilidade de ler as obras adquiridas durante uma vida inteira. O legado deste espólio permitirá também um melhor conhecimento das predileções culturais e da história pessoal de Assis e Freitas, que faleceu em 2004, com 93 anos de idade.
Francisco José de Assis e Freitas nasceu em 1911 na freguesia de Figueiró (Santiago), em Amarante. Professor do então ensino primário e casado com a professora Cremilde Ribeiro da Cunha Freitas, veio viver para Felgueiras a 28 de fevereiro de 1948. Exerceu as funções de Delegado Escolar (cargo assim designado, na altura) durante anos, desde 1951. Foi vice-presidente da Câmara Municipal entre 29 de abril de 1959 e 12 de abril de 1971, data esta em que assumiu a presidência do Município e onde permaneceu até ao 25 de Abril de 1974.