Notícias

Está aberto o período de candidaturas para a apresentação de projetos a Ocupação de Tempos Livres (OTL)

11-07-2013

A iniciativa destina-se a jovens dos 18 aos 30 anos e depois de aprovada a candidatura, garante aos jovens monitores uma bolsa, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação.

 O programa prevê a realização de projetos nas modalidades de: Curta Duração e Longa Duração.

 Curta Duração

 Promotores

• Jovens Monitores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que serão os responsáveis pela realização dos projetos;

• Entidades, as previstas na alínea b), nº 1, do artigo 8º da portaria 205/2013;

• Jovens participantes, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos;

Qualquer que seja o promotor de um projeto OTL – Curta Duração, é sempre um JOVEM MONITOR o responsável pela realização/desenvolvimento do projeto com e para os jovens participantes. Neste sentido, deverá ter formação específica na área do projeto que realiza, orienta e coordena.

As candidaturas a apresentar ao Programa OTL – Curta Duração podem ter duas vertentes: intervenção sociocultural e técnica - científica.

Cada projecto tem a duração mínima de 5 dias e máxima de 10 dias, um número mínimo de 10 e máximo de 15 jovens participantes e o período de ocupação diária dos jovens não pode ser superior a 5 horas.

O Jovem Monitor receberá uma bolsa horária de 2,00€ x nº horas x número de participantes, tendo direito ainda a seguro de acidentes pessoais e a certificado de realização do projeto.

Os Jovens participantes, não têm direito a bolsa, têm direito a seguro de acidentes pessoais e certificado de participação.

As candidaturas dos promotores estão disponíveis no portal da juventude: http://juventude.gov.pt, decorrerão até ao dia 11 de Julho de 2013, sendo privilegiados os projetos apresentados nas áreas de Desporto, Associativismo e Cidadania.

Longa Duração:

Os projectos de Longa Duração têm uma duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas, cujo período de ocupação diária dos jovens não pode ser inferior a três horas ou superior a seis horas.

Promotores:

• Jovem Dinamizador, com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, que será o autor do projetos e o responsável pelo seu desenvolvimento, concepção, execução e avaliação;

• Entidades, as previstas na alínea b), nº 1, do artigo 8º, e entidades com fins lucrativos, desde que prossigam objetivos do programa e dentro das áreas de intervenção.

Nesta modalidade não há jovens participantes e o Jovem dinamizador, em parceria com uma entidade, é autor do seu próprio projeto, ganhando assim experiência de trabalho e competências profissionais nas áreas do seu interesse.

O Jovem dinamizador tem direito a uma bolsa horária no valor de 2,00€ x nº horas de projeto.

As candidaturas ao Programa OTL – Longa Duração poderão ser apresentadas até Novembro 2013 e até 30 dias úteis antes do seu início.

As inscrições dos jovens participantes irão decorrer de 18 a 24 de Julho para os projetos com início a 29 de Julho ou até 5 dias antes do início de cada projeto.

Formulário de inscrição – Curta Duração - jovens

Formulário de candidatura - Promotor – Curta Duração

Formulário de candidatura - Promotor – Longa Duração

Portaria nº 205_2013 de 19 de junho

 

 

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por