Evocação - Homenagem a Custódio Pereira de Carvalho - Santão, Felgueiras

27-11-2016

No próximo dia 27 de Novembro de 2016, pelas 11h00, no lugar de Santão, Felgueiras, proceder-se-á a uma evocação e homenagem a uma importante figura do liberalismo português de oitocentos, um grande patriota, humanista e filantropo - Custódio Pereira de Carvalho (1778-1854).

Junto ao seu jazigo, paredes meias com a igreja românica de Santão, será descerrada uma lápide onde a Comissão Liberato, de Coimbra, presta público reconhecimento a este português que, sendo um bem sucedido negociante em Inglaterra do século XIX, nunca esqueceu o seu país, a sua terra e os portugueses emigrados.

Em Londres conheceu e prestou decisivo suporte a José Liberato Freire de Carvalho para a fundação de um dos mais importantes jornais portugueses na emigração - "O Campeão Portuguez em Londres", uma voz livre e independente contra o desgoverno do Portugal no período da regência inglesa, com a corte no Brasil.

Antes tinha apoiado financeiramente o exército português contra os primeiros invasores franceses de Junot. Mais tarde viria a prestar auxílio na formação da armada liberal que viria a desembarcar no Mindelo, contra as tropas absolutistas.
Da sua benemerência nasceu também a fundação das primeiras escolas públicas gratuitas dos concelhos de Lousada, Amarante e Felgueiras.

Em Coimbra, a Comissão Liberato foi constituída para divulgar a obra e a vida de José Liberato Freire de Carvalho, também ele um importante personagem das lutas pela liberdade na transição para o constitucionalismo, um pioneiro do jornalismo e um notável memorialista, ensaísta e tradutor, nascido em Montessão, S. Martinho do Bispo, Coimbra.

Pela grande amizade e auxílio demostrados em vida para com José Liberato, achámos que era o tempo certo de Coimbra devolver este reconhecimento à grande figura de Custódio, fazendo esta singela evocação após ter sido exibida na Biblioteca de Felgueiras uma exposição sobre as vidas destes dois notáveis portugueses.

Boletim Municipal #9 2016