Exposição sobre Igualdade de oportunidades nas mulheres de etnia cigana Patente na Casa da Cultura da Lixa

20-03-2014

Foi inaugurada, no dia 18 de março, na Casa da Cultura da Lixa, uma exposição de fotografia da autoria de Sérgio Aires, enquadrada no âmbito do Projeto ROMI, desenvolvido pela European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) EAPN Portugal, que promove a igualdade de oportunidades.

Na cerimónia, a vereadora da Ação Social, Carla Meireles salientou a importância de abordar a igualdade entre seres humanos e relembrou as iniciativas da autarquia nesse âmbito. “ No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e no ano Europeu da Família a autarquia quis desenvolver mais uma iniciativa cultural e pedagógica, porque entendemos que temos de intervir na construção da Igualdade de Género, no sentido de criar uma sociedade de mulheres e homens mais justa”.
A autarca salientou o facto de a maioria das pessoas presentes na ação serem jovens por considerar “fundamental sensibilizar os jovens para estas problemáticas para ultrapassarmos as dificuldades sentidas atualmente”.

Sérgio Aires, presidente da Presidente da EAPN Europa, explicou o objetivo da exposição denominada “Ciganas”: “esta mostra pretende contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades nas mulheres de etnia cigana, através da promoção do exercício de uma cidadania ativa por parte desta população, assim como da informação e sensibilização das comunidades locais, onde se inserem, sobre as especificidades da realidade social e cultural em que vivem estas cidadãs”.

A EAPN é uma coligação independente de organizações não governamentais e de grupos empenhados na luta contra a pobreza e a exclusão social, sendo constituída através de Redes Nacionais, que atuam ao nível local, regional e nacional, e por Organizações Europeias.
Na abertura estiveram presentes alunos do curso profissional de psicossocial da Escola Secundária da Lixa, acompanhados dos respetivos professores.

A exposição estará patente até ao final do mês e é um excelente local para o exercício de uma cidadania ativa.

Boletim Municipal #9 2016