Felgueiras celebra as Jornadas Europeias do Património

11-09-2014

A Câmara Municipal de Felgueiras aderiu às Jornadas Europeias do Património programadas pela Direcção-Geral do Património Cultural, que, em 2014, propõe como tema “Património, sempre uma descoberta”. As ações de dinamização em Felgueiras serão desenvolvidas no âmbito da Biblioteca e do Arquivo Municipal, entre os próximos dias 22 e 30.

Com efeito, no dia 22 abrirá uma mostra documental, intitulada “Preparação para a morte: os testamentos”, que estará patente até ao dia 30. Nesta exposição poder-se-á ver documentos antigos com descrições testamentárias pormenorizadas.

No dia 26, pelas 15 horas, decorrerá uma sessão para crianças entre os 8 e os 12 anos de idade e denominada “Quantos anos têm os nossos monumentos?”, isto é, os monumentos do concelho de Felgueiras, como, por exemplo, os da Rota do Românico, dando-os, assim, a conhecer bem como os seus locais. Na sessão as crianças apreenderão a fazer uma tabela cronológica relativa aos mesmos. Os pais deverão fazer a inscrição dos meninos interessados.

No Dia 27, pelas 15 horas, será feita uma visita guiada ao Cemitério Municipal de Felgueiras, destinada a adultos, que será guiada e explicada pela estagiária Raquel Teixeira, mestre em História da Arte. Esta visita, intitulada “Monumentos de memória”, abordará os jazigos daquele cemitério com grande evidência arquitectónica e artística.

Boletim Municipal #9 2016