Felgueiras inaugura no dia 17 exposição dedicada a duas figuras do primeiro Liberalismo português

14-09-2016

- Custódio Pereira de Carvalho (1778-1854) era natural de Felgueiras

Vai realizar-se, no dia 17 de setembro, próximo sábado, pelas 15h30, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, a inauguração de exposições alusivas a duas grandes figuras portuguesas, que viveram entre os séculos XVIII e XIX e que contribuíram para a revolução liberal portuguesa de 1820, marco histórico que deu início ao parlamentarismo português e à aprovação da Constituição de 1822.

Trata-se de Custódio Pereira de Carvalho, nascido na freguesia de Santão, no concelho de Felgueiras, e de José Liberato Freire de Carvalho, natural de S. Martinho do Bispo, Coimbra, que, além da sua participação na vida política do seu tempo, dedicaram-se a causas culturais e beneméritas de relevo.

O felgueirense Custódio Pereira de Carvalho, além de negociante em Londres (onde veio a falecer, em 1854), foi um reconhecido benemérito de obras realizadas no concelho de Felgueiras, tendo, por exemplo, fundado as primeiras escolas públicas: Caramos, Pedreira, Santão, Varziela e Vila Cova da Lixa. Por sua vez, José Liberato foi tradutor, pioneiro do jornalismo em Londres e em Portugal, foi deputado, redator da Gazeta de Lisboa, administrador da Imprensa Nacional e sócio da Academia das Ciências de Lisboa.

Boletim Municipal #9 2016