FELGUEIRAS PROMOVEU “EVENTOS IN” NA BTL

08-03-2013

FESTIVAL DO PÃO DE LÓ, SABORES IN E DESCALÇO FORAM ALGUNS DOS EVENTOS QUE MAIS SE DESTACARAM NA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO 2013. A NOSSA APRESENTAÇÃO CONTOU COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA ECONOMIA ÁLVARO SANTOS PEREIRA

O município de Felgueiras marcou presença na BTL 2013 - maior feira do setor económico do turismo, a decorrer de 27 de fevereiro a 3 de março na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa. Felgueiras, integrou o stand do Turismo do Porto e Norte (TPN), dispondo de um espaço para representação institucional, de um mini auditório, de um espaço gourmet e de uma mesa interativa e promotora virtual em rede.

Felgueiras promoveu, no dia 27 de fevereiro, uma mostra e degustação da doçaria tradicional de Felgueiras (Pão de Ló de Margaride, Cavacas e Lérias) e dos Vinhos das marcas de Felgueiras, algumas premiadas nos mais reputados concursos internacionais. O Ministro da Economia - Álvaro Santos Pereira, o Secretario de Estado do Turismo – Adolfo Mesquita Nunes, e restante comitiva da inauguração oficial foram recebidos no stand do TPN pelo seu presidente – Melchior Moreira, pelo Presidente da Câmara – Inácio Ribeiro e pela Vereadora do Turismo – Dulce Vieira, com espumantes das marcas de Felgueiras e Pão de Ló de Margaride. Seguiu-se a apresentação dos Eventos IN – Felgueiras, nomeadamente a 3.ª edição do evento enogastronómico Sabores IN – Gastronomia & Vinhos, a decorrer de 22 de Fevereiro a 17 de Março; o Fim de Semana Gastronómico (realizado no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos do TPN) a decorrer de 22 a 24 de fevereiro; a 4.ª edição do Festival do Pão de Ló/Mostra Anual de Doces Tradicionais, a realizar nos dias 23 e 24 de março, e a Descalço – Gala Anual de Estilismo de Calçado a realizar no mês de julho. A oferta turística do concelho, com destaque para a agenda, está disponível na mesa interativa e promotora virtual, salientando-se que toda a informação é partilhada em rede nas lojas interativas de turismo, com destaque para as do aeroporto Sá Carneiro, e de Santiago de Compostela.

O evento Sabores IN, a decorrer aos fins de semana - com promoções nos menus gastronómicos, visitas guiadas e degustações de vinho e pão de ló, esteve, por isso, em destaque no enfoque promocional (distribuição de guias promocionais, merchandising).

Inácio Ribeiro, apresentou os eventos de Felgueiras enquadrados em termos de planeamento estratégico nacional e regional nos produtos “Gastronomia & Vinhos e no Turismo Industrial e de Negócios”, não esquecendo no seu entusiástico discurso de salientar o forte potencial turístico de Felgueiras, que encontra no património arqueológico, e na rota do românico, a sua identidade e uma riqueza indubitável para o turismo. O autarca acrescentou “Felgueiras aposta no turismo, num lógica de parceria estratégica e de sinergia intersetorial, para acrescentar valor, ganhar escala e competitividade e gerar desenvolvimento sustentável”.

As ações de Felgueiras motivaram forte adesão de representantes institucionais e de agentes económicos do setor do turismo, incluindo operadores turísticos com os quais o turismo de Felgueiras tem vindo a desenvolver ações de incentivo visando a criação de mais programas turísticos estruturados para o concelho no contexto da região.

Boletim Municipal #10 2017