Homenagem a Maestro Felgueirense, Manuel Ribeiro da Silva

14-02-2013

Maestro Manuel Ribeiro da Silva será homenageado, em Felgueiras pela Câmara Municipal com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal pelo contributo que deu para a música portuguesa. A cerimónia decorrerá no dia 22 de fevereiro, pelas 15h00, nos Paços do Concelho, com a presença do Bispo Auxiliar do Porto, D. António Bessa Taipa.

A condecoração surge no âmbito de uma proposta, apresentada na última reunião de Câmara, e tem como objetivo reconhecer publicamente uma pessoa ligada à cultura que, através do seu mérito, levou o nome de Felgueiras mais longe.

“O Maestro Manuel Ribeiro da Silva foi um exemplo de incentivo para os jovens que pretendem investir na sua formação cultural e, em particular, na área da música”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro.

Nascido há 100 anos, em Felgueiras, Manuel Ribeiro da Silva, iniciou a sua aprendizagem de música aos 7 anos. Desde então, o felgueirense fez um percurso notável enquanto instrumentista, maestro, compositor e escritor, demonstrando sempre um grande talento, profissionalismo.

A sua entrega à música proporcionou aos que assistiram aos seus espetáculos excelentes momentos de alegria.

Durante a sua permanência na Orquestra Sinfónica do Porto executou cerca de 1800 concertos musicais sob a direção de afamados maestros portugueses e estrangeiros.

O maestro atuou em várias temporadas internacionais de ópera e ballet, nos teatros São Carlos, no Coliseu de Lisboa e, também em vários teatros do Porto e Coliseu do Porto.

A população está convidada para assistir à cerimónia dedicada ao ilustre felgueirense.

Boletim Municipal #9 2016