IV Festival do Pão de Ló - 23 e 24 de março no Mosteiro de Pombeiro - Felgueiras

19-03-2013

Na mostra de Pão de Ló e de produtos que combinam com a doçaria no âmbito da oferta gastronómica destacam-se, também, variados momentos artísticos, espetáculos musicais e de dança, ateliers lúdico-pedagógicos e desfiles de bandas de música.

A Câmara Municipal de Felgueiras promove o "IV Festival do Pão de Ló – Mostra Anual de Pão de Ló e Doces Tradicionais", que decorre nos próximos dias 23 e 24 de março.

O evento, criado em 2010, tem conhecido uma crescente adesão de visitantes, tendo-se tornado, por isso, um marco turístico importante do concelho e da região.

Mais uma vez, o local escolhido é o dos claustros do Mosteiro de Pombeiro, monumento nacional cuja construção primitiva remonta ao período anterior à nacionalidade e ligado à Reconquista Cristã.

O programa do certame será muito preenchido durante os dois dias de Mostra do Pão-de-Ló.

O festival terá variados momentos artísticos, espetáculos musicais e de dança, ateliers lúdico-pedagógicos, visitas guiadas ao Mosteiro de Pombeiro, desfiles de bandas de música, entre outros.

Destacam-se também as atuações de Carlos Alberto Moniz, assim como dos artistas populares Toy e Ruth Marlene.

Na mostra estarão representados mais de três dezenas de fabricantes de doçarias do país e também expositores estrangeiros, bem como fornecedores de outros produtos, como é o caso do vinho verde, que combinam com a doçaria no âmbito da oferta gastronómica.

As entidades organizadoras do festival são a Câmara Municipal de Felgueiras e a ACLEM – Empresa Municipal, contando com importantes entidades parceiras, a saber: Direção Regional de Cultura do Norte (SEC), Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP), Rota do Românico (RR), Fundação Luso-Galaica, Confraria do Pão de Ló, Associação Empresarial de Felgueiras (AEF), Escola Profissional de Felgueiras (EPF), Ader-Sousa - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, Fábrica do Pão-de-ló de Margaride (Leonor Rosa da Silva), Associação de Profissionais de Turismo de Portugal e o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. O evento tem o patrocínio da “Farinha Branca de Neve” e, no dia 23 de março, são transmitidos vários diretos na RTP no programa “Aqui Portugal”, entre as 14 e as 18 horas.

Atualidade 01/2018
Cm Felgueiras 2019 - Todos os direitos reservados