Leitura e Literacia: Gosto! É o mote lançado para a promoção da leitura no concelho de Felgueiras

09-01-2013

O Município de Felgueiras, através da Biblioteca Municipal, encontra-se a dinamizar o projeto Leitura e Literacia: Gosto! com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Língua Portuguesa – Apoios a projetos de promoção da leitura em bibliotecas públicas.

O projeto conta com a parceria das instituições de ensino que lecionam os níveis secundário ou profissional, como é o caso do Agrupamento de Escolas de Airães, Agrupamento de Escolas de Idães, Agrupamento de Escolas de Lagares, Agrupamento de Escolas da Lixa, Escola Profissional de Felgueiras e Escola Secundária de Felgueiras, que até setembro de 2014 irão trabalhar em conjunto em prol da motivação para a leitura e desenvolvimento de literacias.

Tendo como base o facto de os jovens da faixa etária dos 15 aos 18 anos serem os potenciais utilizadores adultos das bibliotecas públicas, este projeto tem como objetivos principais:

• Proceder à atualização dos fundos bibliográficos da biblioteca municipal e bibliotecas escolares com novidades que incentivem o gosto pela leitura nos jovens;

• Incentivar práticas de leitura voluntárias através da utilização das redes sociais, criação de blogues e utilização de software gratuitos;

• Promover novas formas de animação cultural para os jovens com base nos livros, procurando restaurar capacidades cognitivas, afetivas e sociais;

• Aumentar a participação dos jovens em iniciativas socioculturais e recreativas;

• Promover a cooperação entre Bibliotecas Públicas, bibliotecas escolares, associações e escolas.

• Para tal foram delineadas as seguintes ações que se encontram já em fase de desenvolvimento:

Ação 1 - Atualização dos fundos bibliográficos – [Leitura e Livros: gosto]

Ação 2 – Criação de páginas nas redes sociais e blogues – [Leitura e Net: gosto]

Ação 3 - Encontro com autores jovens – [Leitura e Conversa: gosto]

Ação 4 - Promoção da leitura e literacia – [Leitura e Arte: gosto]

Consulte as páginas online, relacionadas com este projeto:

www.facebook.com/Operacaoleitores

www.facebook.com/lernaEBSF