Mercado Quinhentista trouxe milhares de pessoas ao centro da cidade

Felgueiras comemora 500 anos de Foral

Mercado Quinhentista trouxe milhares de pessoas ao centro da cidade

D. Duarte de Bragança associou-se às comemorações

Milhares de pessoas estiveram, este fim de semana, no centro de Felgueiras, no Mercado Quinhentista, que serviu para assinalar os 500 anos do Foral.

No entanto, as comemorações começaram no passado dia 15, com a sessão solene dos 500 anos da outorga do Foral ao concelho por D. Manuel I.
Na sessão, que contou com a presença de D. Duarte, herdeiro do trono de Portugal, foi apresentado o livro “Felgueiras: a terra e o seu foral no Cinzel da História”, de Pedro Tavares e Cristina Cunha.

No mesmo dia, a autarquia fez uma homenagem, com entrega de medalha de ouro e diplomas, à Associação de Municípios do Vale do Sousa, pelos 25 anos de existência, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, pelos 15 anos ao serviço do ensino no concelho, e ainda a Lemos Pires e Luis Soares.
As comemorações prosseguiram no fim de semana, com a realização do Mercado Quinhentista, onde estiveram presentes todos os elementos de uma feira de há quinhentos anos.

Para o vereador da Cultura em exercício, João Sousa, “este tipo de iniciativas devem realizar-se para que sejam recordadas as nossas origens, o nosso passado”.

Nesse sentido, durante o fim de semana, o centro da cidade transformou-se e recuou cinco séculos permitindo aos felgueirenses recuar no tempo e perceber como era o concelho, na época em que D. Manuel I entregou o Foral.

Assim, no sábado durante toda a tarde, o mercado quinhentista ofereceu um vasto conjunto de produtos e animação a quem por ali passou. Para assinalar a data, juntou-se à festa, a RTP, com o programa “Aqui Portugal”, mostrando o melhor do concelho.

No domingo, o mercado que “abriu as portas” às 10H30 da manhã e teve o seu momento alto com a realização do cortejo histórico, onde os figurantes, dos agrupamentos de escolas de Felgueiras (Lagares e Pombeiro), Lixa, D. Manuel Faria e Sousa, Idães, Airães, da União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure e os trabalhadores da Câmara Municipal, se vestiram a rigor e desfilaram pelas ruas da cidade, mostrando a Felgueiras de há quinhentos anos.

No final, o Presidente da Câmara, Inácio Ribeiro, mostrou-se satisfeito com a realização destas comemorações. “Neste fim de semana, passaram pelo centro de Felgueiras, onde a feira se realizou, milhares de pessoas, o que mostra o interesse que os felgueirenses têm pelo seu passado, pelas suas tradições e pelas suas gentes. Foi um fim de semana, cheio de cultura e história”.

Boletim Municipal #10 2017