Município de Felgueiras dedica o mês de março às mulheres

04-03-2016

Reflexão sobre os “Direitos das Mulheres”, a realizar no dia 12 de Março na Casa das Artes de Felgueiras é o ponto alto das comemorações do Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março.
As atividades, promovidas pela Câmara Municipal, iniciam-se a 1 de março com a exposição “Mulheres Escritoras” na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, exposição esta que decorrerá até ao dia 31 de Março. No dia 8 de março pelas 10h00 inaugura-se a exposição “40º Aniversário do 25 de Abril: Itinerário e conquistas dos direitos das mulheres” na Biblioteca e Arquivo municipal de Felgueiras, com a presença da representante do Movimento Democrático das Mulheres.
Também no dia 8 de Março serão promovidas atividades desportivas dedicadas ao público feminino, com entrada gratuita nas Piscinas Municipais para utentes.
Nas Piscinas Municipais de Felgueiras decorrerão várias atividades livres. Pelas 19h00 haverá uma aula livre de Fitness – Mulher 100%- com duração de 45 min e ao mesmo tempo haverá também uma aula especial de hidroginástica- Hidro Mulher-, que se repetirá pelas 19h45. No mesmo horário realizar-se-á também uma aula livre de Zumba.- Zumba “Pink”. Todas estas atividades são de entrada gratuita para as utentes, que deverão recolher o seu convite junto do técnico /professor.
Na Piscina da Lixa e na Piscina de Idães decorrerão aulas especiais de Hidroginástica- Hidro Mulher- com entrada livre para as utentes. A Piscina da Lixa terá dois horários diferentes – 19h00 e 20h30- e na Piscina de Idães a aula decorrerá pelas 19h00. Os convites devem também ser requisitados junto dos técnicos.
No dia 12 de Março, os Direitos das mulheres protagonizam a tarde de cinema na Casa das artes, pelas 15h30 na Casa das Artes, com uma reflexão conduzida por Rosa Oliveira - representante da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)- e pela jornalista Carla Cerqueira - membro da UMAR (União Mulheres Alternativa Resposta), núcleo de Braga, com base no filme.
A Vereadora da Ação Social, Carla Meireles, explica assim o programa criado para assinalar a data. “Estamos a falar de iniciativas que em boa parte retratam a luta das mulheres, pelos seus direitos (familiares, salariais, políticos e sociais) durante décadas”.
O programa está complementado com várias atividades lúdicas e desportivas “essenciais para proporcionar um maior bem-estar às mulheres, que têm atualmente menos tempo para elas”, realça a autarca sustentando que: “é também uma forma de dar a conhecer as atividades ao dispor nos equipamentos municipais, ao longo do ano”.