Órgão de tubos do Mosteiro de Pombeiro será restaurado

DSC_8510_

DSC_8530_

DSC_8531_

O contrato de aquisição de serviços de conservação e restauro do órgão de tubos do Mosteiro de Pombeiro foi hoje assinado. O acordo foi celebrado entre a Associação de Municípios do Vale do Sousa, representada pelo Presidente do Conselho Diretivo, Inácio Ribeiro, e a empresa Carlos José Abreu da Silva Costa, Lda., de Viana do Castelo.

Os trabalhos serão executados através de um consórcio com uma empresa espanhola, no prazo previsto de 180 dias. O valor da adjudicação é de € 235.235,78, acrescido de IVA.

António Ponte, Diretor Regional da Cultura do Norte, sublinhou a importância desta ação: “O órgão de tubos é um instrumento de excelência da celebração eucarística. O restauro pode marcar a vivência futura do Mosteiro de Pombeiro”. O dirigente referiu o trabalho realizado pela Rota do Românico e pelas Câmaras Municipais na estruturação do projeto de reabilitação do património. “O investimento na recuperação permite transformar os edifícios em espaços de culto e, simultaneamente, de cultura, valorizando as localidades, os concelhos e a região”, acrescentou.

Inácio Ribeiro frisou que: “o órgão de tubos complementa um ritual de fé e espiritualidade extraordinário, assumindo um peso simbólico muito forte”. O Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Vale do Sousa afirmou que a intervenção realizada no Mosteiro de Pombeiro “visa projectar e valorizar o património que reflete a identidade da região. A população de Felgueiras, em particular da freguesia de Pombeiro, anseia pela recuperação deste espaço monumental”.

O projeto integra a candidatura “Conservação e Requalificação do Património Cultural da Rota do Românico - 2.ª FASE”, submetida pela VALSOUSA, e aprovada em 5 de Junho de 2013 pela Comissão Executiva da ON.2. 80% do valor será comparticipado pelo FEDER e 20% do montante será atribuído pelo Município de Felgueiras.