Notícias

Palcos do Românico enriquecem agenda cultural de Felgueiras

21-02-2014

CARTAZ

Cinema teatro e música são algumas propostas culturais agendadas para os meses de março abril e maio.

De 1 de março a 31 de maio vão realizar-se um conjunto de eventos culturais e artísticos designados por “Palcos do Românico”, em vários espaços culturais do concelho e Igrejas Românicas.
A iniciativa da Rota do Românico, inserida no território do Tâmega e Sousa, tem como objetivo valorizar, de forma sustentada, o nosso património imaterial, bem como, a utilização do património edificado, transformando-o em “palco” de criações artísticas

Programação e locais dos espetáculos:

|“Estilhaços Cinemáticos”, projeto apresentado pelo grupo “Estilhaços”, em que 4 músicos viajam com música e texto por 8 livros que ilustram o filme da vida dos ilustradores, como quem conta um conto e acrescenta um ponto. Com a seguinte apresentação:
Casa das Artes - Café Concerto, Felgueiras| 01 de março (Sábado), 21h.

|“A elegante melancolia do crepúsculo”, projeto apresentado pelo “Cine Teatro Constantino Nery”, em que se pretende interpelar e transpor as fronteiras entre o teatro e o cinema baseado na obra de Charles Chaplin. Com as seguintes apresentações:
Casa das Artes, Felgueiras| 14 de março (Sexta-feira), 21h, e 15 de março (Sábado), 21h.

|”Bibliotecar”, projeto apresentado pela associação “Cão Danado” em que se pretende que através da expressão dramática os jovens sejam convidados a criarem as suas próprias personagens e o seu próprio livro, com a seguinte apresentação:
Biblioteca Municipal de Felgueiras, Felgueiras |15 de abril (Terça-feira), 10h.

|“A Torre dos Alcoforados”, projeto apresentado pela companhia de teatro “Astro Fingido” em que se pretende dar maior visibilidade e um conhecimento mais aprofundado em relação ao edifício mencionado, e ir mais longe ao criar uma dramaturgia assente em lendas, histórias e ditos populares locais, veiculados de geração em geração. O projeto terá apresentações públicas em Paredes e como itinerância em Felgueiras, com a seguinte apresentação:
Casa das Artes, Felgueiras| 27 de abril (Domingo), 16h.

|“Lendas e Narrativas – memórias de um tempo qualquer”, projeto apresentado pela companhia de teatro “Apuro” em que se pretende a partir de um trabalho conjunto entre profissionais e amadores, abordar as lendas e narrativas locais num processo de construção dinâmico. Com as seguintes apresentações:
Casa das Artes, Felgueiras| 02 de maio (Sexta-feira), 21h, e 03 de maio (Sábado), 21h.

|“Um concerto, um monumento”, projeto musical apresentado pelo “Ensemble Vocal de Freamunde”, o qual pretende proporcionar aos seus ouvintes um concerto que reforçará a compreensão da dimensão artística da música coral atual, com a seguinte calendarização:
Casa das Artes, Felgueiras| 04 de maio (Domingo), 15h00.

|“Missa Peregrinorum”, concerto que promoverá a efeméride do Dia da Europa, e da ligação da RR com a TRANSROMANICA. O “Ensemble Montalbâne” e os pequenos cantores da Escola de Canto da Catedral de Naumburg, vindos da Alemanha, promoverão um reportório através da recriação dos registos de dois importantes manuscritos medievais, o “Codex Calixtinus” e no “Llibre Vermell” de Montserrat.
Local: Igreja de Santa Maria Airães, Felgueiras|09 de maio (Sexta-feira), 21h.

|“Acis and Galatea”, projeto proposto pelo “Curso de Música Antiga da ESMAE” sob a direção musical e artística de Magna Ferreira. “Acis and Galatea” de Haendel, estreada em 1718 é uma das obras mais populares do compositor. Para além da possibilidade dos ensaios terem a possibilidade de contarem com a assistência de comunidade educativa, a calendarização da apresentação desta ópera barroca é a seguinte:
Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Felgueiras|31 de maio (Sábado), 21h.

No âmbito do “Palcos do Românico” também se apresentam os “Palcos Paralelos” numa perspetiva de articulação de diversas expressões culturais e artísticas, formação da comunidade e efemérides. Para além do concerto “Missa Peregrinorum” referido anteriormente, também será realizada uma “Oficina de Cinema de Animação”, sob a proposta de Abi Feijó, que decorrerá nas instalações da Escola Profissional de Felgueiras.

Os espetáculos têm entrada Livre.

Boletim Municipal #11 2017
Cm Felgueiras 2017 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por